Páginas

sábado, 13 de janeiro de 2007

Uma tragédia anunciada

Todos os leitores devem estar acompanhando o acidente ocorrido na obra de construção da linha 4 do Metrô aqui em São Paulo.

Quero expressar minha irrestrita solidariedade às famílias vítimas desse acidente, tanto aqueles que podem ter perdido entes queridos (as vítimas estão sendo procuradas pelo Corpo de Bombeiros) quanto os que perderam suas casas com o solapamento do solo na referida obra.

O Sindicato dos Metroviários e moradores da região já haviam alertados as autoridades competentes sobre os riscos que envolviam a obra - eles não foram levados a sério e nenhuma medida preventiva foi adotada pelas autoridades responsáveis para evitar a tragédia.

Se por um lado houve reponsabilidade direta das empreiteiras que realizam a obra, por outra lado o governo de Estado é o responsável solidário por não ter agido preventivamente para impedir que o acidente ocorresse.

Finalmente,o governador de São Paulo, José Serra, apareceu no SPTV da Rede Globo nesta noite para falar à população sobre o acidente. Tentaram escondê-lo colocando seu preposto, o prefeito Gilberto Kassab, como parachoque para evitar o desgaste político, mas não foi possível mantê-lo no anonimato e o governador apareceu dando as suas frágeis explicações.

Achei muito pouco o governador José Serra anunciar que o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São paulo) vai investigar para, só depois de uma análise técnica, adotar "as medidas cabíveis possíveis", e nada falar sobre o por quê de não terem sido adotadas medidas preventivas para evitar a tragédia.

Na minha opinião houve omissão por parte do poder público responsável ao não levar a sério os diversos alertas que foram dados sobre a vulnerabilidade da obra e o conseqüente risco de solapamento do solo.

O Ministério Público abriu inquérito para investigar o acidente. Espero sinceramente que depois de uma investigação séria os culpados sejam punidos.

PS - A Folha de S. Paulo publica uma notícia que reforça a tese da "tragédia anunciada", segundo sinopse da imprensa publicada no portal IG: "O secretário dos Transportes do Estado de São Paulo, José Luiz Portella, reconheceu hoje (13) que na última quinta-feira instrumentos de medição das obras do metrô em Pinheiros, zona oeste de SP, detectaram que o revestimento do túnel estava cedendo. A informação é do jornal 'Folha de São Paulo' deste domingo (14)".

Um comentário:

  1. Eu acompanheir a luta do Sindicato dos Metroviários contra a privatização do Metrô. Esse governo tucano, que a continuação do anterior, fez de conta que não era ocm eles. O resultado é isso. Que a população se prepare para os riscos que, se espera, sejam minimizados depois dessa tragédia. Ainda há tempo de reverter esse crime que é a privatização do Metrô paulista.

    ResponderExcluir