Páginas

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Por que 'refundar' o PT?

Confesso que não encontrei nenhum fundamento na tese da refundação do PT defendida pelo ministro Tarso Genro que voltou aos noticiários. O que o ministro quer dizer com 'refundação'? Se nos referenciarmos nos dicionários da lingua portuguesa não faz sentido aplicarmos o termo refundação para projetarmos um novo PT capaz de construir um novo país. O termo não está bem empregado. Segundo os dicionários Houaiss e Michaelis, a palavra 'refundar' tem o seguinte significado: re.fun.dar(re+fundo+ar2) vtd Tornar mais fundo; afundar, profundar.

Não tenho convivência cotidiana com o ministro, mas acredito que não é isso que ele quer para o nosso partido. Tenho me esforçado para buscar entender o real significado da sua tese, já que não encontrei resposta no dicionário, tampouco na formulação do ministro é possível compreender o que ele quer. Nesse meu esforço o máximo que concluí é que o companheiro Tarso deseja começar de novo o projeto do PT, como se fosse possível jogar fora toda uma história de construção partidária.

Não podemos falar da história recente do Brasil sem falar do PT; nessa trajetória cometemos muitos acertos e alguns erros. É claro que precisamos aperfeiçoar nossas propostas e corrigir as nossas imperfeições. Para isso é necessário construirmos um novo núcleo dirigente capaz de liderar o PT na construção de novos caminhos para superarmos os desafios futuros.

Estou entre aqueles que acham que o chamado Campo Majoritário cumpriu um papel importante, porém está superado como modelo de direção partidária. Isso não quer dizer que o projeto do PT esteja esgotado e que precisa começar de novo (ser refundado). O PT é um partido consolidado em todo o Brasil. Devemos fortalecê-lo, definir claramente um projeto de nação, rever nossas normas internas de funcionamento e aperfeiçoar ainda mais a nossa democracia interna.

2 comentários:

  1. Meu caro vereador, João Antonio concordo com sua tese quando se refere à essa direção majoritária que comanda o nosso partido a tanto tempo sem respeitar de fato os verdadeiros fundadores do PT que somos nós que estamos na base .
    Penso eu que o companheiro Tarso Genro deveria avaliar melhor esta questão de refundar um novo partido começando pelo fortalecimento dos DZs que é fonte de toda militância do partido dos trabalhadores.
    Gostaria de ouvir do nosso amigo e companheiro (Ministro Tarso Genro) nós da direção nacional estamos empenhados em fortalecer o PT e começaremos pele base.

    ResponderExcluir
  2. O PT não precisa ser refundado, nem modificado, nem reformado, nem alterado. O que precisa mudar é a direção do PT, principalmente a nível nacional e estadual (SP). O PT tem companheiros valorosos e que estão preparados para dar novo ânimo para toda a militância.

    ResponderExcluir