Páginas

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Coleta seletiva

O jornal Folha de São Paulo publicou hoje no seu caderno Cotidiano uma matéria referente a um projeto de lei aprovado na Assembléia Legislativa, de autoria do deputado do PT Carlinhos de Almeida.

O projeto de lei foi aprovado em 2005 e o governador Geraldo Alckmim o vetou. No final de 2006, a Assembléia Legislativa derrubou o veto.

Pela lei aprovada, os condomínios residenciais com mais de 50 unidades, shoppings e similares deverão fazer a coleta de lixo separando papéis, plásticos, vidros, metais, material orgânico e resíduo não-recíclável. A lei estabelece multa de 500 Ufesps (R$ 6.965,00) para quem desrespeitar a norma.

São iniciativas como esta que farão com que o lixo, hoje tratado como um problema para a sociedade, se transforme numa fonte importante de renda no Brasil. Quase tudo é passível de reciclagem, os resíduos sólidos já têm um mercado promissor e os resíduos orgânicos, se bem tratados, podem se transformar em adubo da melhor qualidade. Além do que, coleta seletiva é sinônimo de proteção ambiental. Portanto, de melhor qualidade de vida.

É importante ressaltar que o vegetal, ao ser retirado do solo para ser comercializado como alimento, carrega consigo parte da água ali existente. Quando o devolvemos em forma de adubo estamos repondo um pouco da água retirada.

Todos devemos tratar com seriedade essa matéria, pois somente a mudança de comportamento da nossa população, somado à vontade política das nossas autoriades, é que vai viabilizar um coleta seletiva de qualidade.

A lei aprovada é um bom começo. Parabéns ao deputado Carlinhos de Almeida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário