Páginas

sábado, 20 de janeiro de 2007

Muita bondade...

O jornalista e deputado federal Fernando Gabeira abre um rosário de bondades em seu artigo de hoje (20) na coluna da Folha de S. Paulo que passou a assinar no lugar do ex-ministro Delfim Netto. No texto intitulado Terceira via, Gabeira redigiu uma espécie de "carta de intenções" do bloco de oposição liderado pelos tucanos com o intuito de transformar a Câmara dos Deputados em trincheira do PSDB-PFL.

Ele, como escritor e jornalista de tarimba, transforma esse monstrengo liderado pelos tucanos numa "via de bondades". Dá a entender, por exemplo, que até o PT ou o PMDB poderiam ser a tal "ciclovia", como ele também chama o grupo (modéstia, digamos!). Para dar credibilidade a esse festival de "boas intenções", o deputado diz: "Depois de muito esforço, conseguimos achar um nome: Gustavo Fruet. É do PSDB. Tentamos gente do PT, do próprio PMDB".

Quem leu essa passagem de modo nem tão atento pode até pensar: "Poxa, eles foram obrigados a escolher alguém do PSDB (repare na frase curtíssima do escolhido: "É do PSDB"). Nem o PT, nem o PMDB quiseram". Puro silogismo, malandragem de raciocínio. A regra e o regimento prevêem que o maior partido da Casa indica o presidente, e o PMDB abriu mão de um nome próprio para apoiar o companheiro Arlindo Chinaglia. O próprio Chinaglia compôs uma Mesa Diretora com a representação dos principais partidos com assento na Câmara, inclusive o PSDB. Cumprindo o regimento e honrando a tradição do parlamento.

O que o Gabeira "em pele de cordeiro" prega é a submissão do parlamento aos grupos oposicionistas com os quais ele comunga hoje. Nada além de uma "trincheira" oposicionista, já que as CPIs e outros instrumentos que a oposição usou e abusou não deram o resultado eleitoral esperado contra o primeiro governo Lula.

O próprio Gabeira sabe disso, mas prefere usar termos como "plantar sementes na cabeça dos 513 deputados", numa alegoria a jardinagem, a pureza de intenções e a algo quase paradisíaco, quando a disputa é meramente política e tem regras que não precisam de "fraseados" para serem cumpridas. É isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário