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terça-feira, 23 de janeiro de 2007

A indústria das multas na cidade de São Paulo

O jornal Folha de São Paulo publicou em sua edição de hoje (23) matéria com título Kassab eleva rigor de radar; multas dobram.

"A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) reduziu de 10 km/h para 7km/h a margem de tolerância adotada pelas fiscalizações feitas por radares fixos e móveis na cidade de São Paulo. A mudança foi feita pela gestão Kassab, sem divulgação oficial. Procurado pelo jornal, o prefeito admitiu a alteração da norma de fiscalização".

O que move essa decisão do prefeito é a vontade de arrecadar mais, engordar o caixa da Prefeitura sem dar nenhuma garantia de que esse dinheiro vai ser destinado para resolver o problema do trânsito na cidade, conforme determina a legislação.

No ano passado, parte do dinheiro arrecadado com multas foi desviado para fazer recapeamento nas avenidas na cidade, obras de péssima qualidade - exemplo disso é a proliferação de buracos com as chuvas recentes - feitas às pressas com o objetivo de ajudar nas campanhas eleitorais tucanas.

Quem anda na cidade de São Paulo sabe que o trânsito piora a cada dia e pouco se tem feito para amenizar essa situação. Se os resultados das multas fossem revertidos, pelo menos para aquilo que a lei determina, ficaríamos menos críticos à medida. Pelo contrário: o que estamos vendo é a tramitação na Câmara Municipal de um projeto de lei instituindo pedágio nas marginais. É bom lembrar que a previsão orçamentária para este ano é de R$ 22,5 bilhões. Se essa previsão se confirmar, significará um aumento de R$ 6 bihões em relação o orçamento de 2006.

É muita arrecadação e são poucas as realizações.

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