Páginas

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Serra e Kassab: por que me abandonastes?

O Jornal da Tarde publicou na edição de ontem (22) matéria que demonstra claramente a diferença de tratamento dada aos dois bairros com nomes iguais e realidades muito diferentes. O bairro do Itaim Bibi é um bairro nobre da cidade, na região dos Jardins. Já o bairro do Itaim Paulista está localizado no extremo leste da capital, faz divisa com a cidade de Itaquaquecetuba, é um bairro da periferia de São Paulo.

O jornal entrevistou líderes de associações de moradores dos dois bairros. No Itaim Bibi reclamam da falta de manutenção do viário público, já no Itaim Paulista falta tudo.

Comparando o investimento realizado pela Prefeitura nos dois bairros. Podemos concluir o quanto a periferia é discriminada pelo governo PSDB/PFL. Basta olhar os dados publicados pelo jornal:

"Nos 27,2 km² da Subprefeitura do Itaim Paulista há 60 quilômetros de ruas não asfaltadas”, segundo o subprefeito Diógenes Sandim Martins. Já a Subprefeitura de Pinheiros - que inclui o Itaim Bibi -, informou que “100% das ruas” de lá são asfaltadas. Desde o início do programa de recapeamento da Prefeitura, há um ano e 4 meses, foram recapeados 471 km dos 16 mil km de vias paulistanas - 69,6 km só na Subprefeitura de Pinheiros e 8,6 km no Itaim Paulista. 'Nossas ruas estão muito desgastadas, mas precisamos de pavimentação, e não de recapeamento', justifica Diógenes. A casa de Lídia fica na esquina das Ruas Padre Frederico Olmeda, asfaltada, e Giovani Mosto, de terra e à beira do córrego do Tijuco Preto, a céu aberto. O subprefeito diz que a pavimentação depende 'da liberação de recursos'. 'Já asfaltamos 72 ruas'. Lídia reivindica, há dois anos, pelo menos cascalho'. No Itaim Bibi, a Subprefeitura de Pinheiros já enviou o pedido de Marco Antônio à Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, responsável pelo recapeamento".

Os numeros falam por si, não precisamos muitos argumentos para demonstrar o quanto os bairros periféricos estão sendo abandonados por esta administração. Os dados da própria Prefeitura bastam para fechar um diágnóstico preciso. É bom lembrar que estes são dados apenas do viário público - imagine o quanto seria a distorção se comparássemos os serviços da prefeitura em área como canalização de córregos, saúde pública, educação, saneamento básico, transporte e iluminaçao pública.

Os números citados acima não deixam dúvidas: o governo Serra/Kassab prioriza os investimentos nos bairros mais ricos, deixando a periferia em segundo plano.

Só para lembrar: o subprefeito do Itaim Paulista mora no bairro de Moema, vizinho ao Itaim, só que no Itaim Bibi.

Não tenho nada contra o subprefeito, mas será que o PSDB não tinha ninguém da comunidade para indicar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário