Páginas

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Por que não querem uma CPI?

Os deputados estaduais de São Paulo que dão sustentação ao governo tucano não deixaram a oposição instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito parar apurar as irregularidades na linha 4 do Metrô (amarela).

Criaram uma comissão "para acompanhar as investigações" apenas para satisfazer a opinião pública. Esta é muito diferente de uma CPI, que tem poder outorgado pela Constituição de investigação ampla, equivalente ao Poder Judiciário.

A comissão criada não é para valer, não tem poder para investigar as irregularidades. Só para se ter uma idéia, não pode nem mesmo convocar os envolvidos para depor, no máximo convidá-los, sendo que eles comparecerão se quiserem - não são obrigados.

Atuando como oposição ao governo federal, os tucanos tem outra postura: exigem CPI para qualquer denúncia, por mais inconsistente que seja.

Em São Paulo, mais de 70 foram arquivadas. Para o PSDB, CPI é um instrumento eficaz somente para investigar os outros.

Por que será que os tucanos tem tanto medo de serem investigados aqui em São Paulo? Afinal de contas, quem não deve não teme!

PS - Não faltaram denúncias consistentes contra os tucanos: os escandâlos na CDHU, as irregularidades na Febem, o superfaturamento do Rodoanel e da obra de aprofundamento da calha do Tiête, as irregularidades no processo de privatização das empresas estatais. Como disse acima, foram 70 e citei apenas algumas.

Um comentário:

  1. Cadê a pressão da imprensa? Será que, como nesse lamentável acidente, as vítimas eram pessoas pobres, então é por isso que a imprensa não preciona pela CPI? E se ao invés de simples casas, algum grande prédio ou uma grande empresa fosse afetada, será que essa CPI não sairia?

    ResponderExcluir