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quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

O pacote do marketing

A Folha de S. Paulo recebeu "com um pé atrás" as medidas anunciadas pelo prefeito Gilberto Kassab (PFL) para a Educação. No editorial O pacote de Kassab, o jornal não disse com todas as letras o que acha dos investimentos que o prefeito promete fazer, mas as desconfianças anotadas no texto dão a entender o que todo mundo deve estar percebendo: trata-se de um pacote cuja raiz é o marketing. Isso levando-se em conta as pretensões de Kassab de disputar as eleições em 2008.

Óbvio que não se critica aqui a idéia dos necessários investimentos que o setor deve receber, como de resto a cidade precisa nas diversas áreas. O jornal, por exemplo, duvida da viabilidade do plano educacional esboçado pelo prefeito, uma vez que sequer há estimativas de prazos ou de custos. Tende a ser, como frisou a Folha, a "repetição um hábito de jorrar projetos sem fonte de recursos, orçamento e cronograma".

Justiça seja feita: se a administração atual iniciada com o tucano José Serra tivesse tido a humildade de reconhecer os avanços na área da educação implementados pela prefeita Marta Suplicy entre 2001 e 2004 qualquer "pacote" dessa ou de qualquer natureza seria dispensável. Basta lembrar os futuros CEUs que a então prefeita deixou encaminhados (projetos, terrenos escolhidos, recursos orçamentários etc), além de escolas e outras unidades educacionais previstas pela administração do PT. Serra e seu sucessor preferiram fazer "piruetas" políticas quanto ao custo "alto" dos CEUs, paralisaram atividades, sucatearam a estrutura das coordenadorias de educação, minaram a autonomia das subprefeituras - enfim tentaram de tudo para "sumir" (e não conseguiram!) com as principais marcas do PT nos dois primeiros anos de governo do PSDB/PFL.

Agora, com o horizonte eleitoral de 2008 despontando, Kassab segue a orientação de Serra e prepara um plano que, como disse o jornal e todos percebem na realidade, tem mesmo cara de "pacote".

Apoiarei toda proposta que venha melhorar a educação - e essa tem sido a marca do PT e do meu mandato na Câmara Municipal em relação aos interesses da cidade. O que não passará em branco é a tentativa de manipular a opinião pública por meio de medidas eleitoreiras, cujos rastros são claros: seguem exclusivamente o calendário eleitoral. Vamos desembrulhar o tal pacote e ver o que tem de sólido (se é que tem) e o que não passa de truque de algum ilusionista do marketing político.

Um comentário:

  1. Uma escola é muito mais que um prédio grande e bonito. Ela faz parte de projeto pedagógico e, portanto deve existir esse projeto! Um prédio sem projeto pedagógico e educacional, é só um prédio. O CEU da Marta era muito mais do que um conjunto de prédios bonitos. Era uma proposta político-pedagógica, que não deixava de lado nem a cultura e o esporte, ítens fundamentais para uma educação de qualidade.
    Faz tempo que não acredito em Papai Noel, Cegonha e as boas intenções do PFL e do PSDB.

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