Páginas

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Os "independentes" foram parar no colo dos tucanos

Da primeira vez que escrevi sobre o processo de escolha da futura Mesa Diretora da Câmara dos Deputados eu já indicava que a chamada "terceira via" era apenas um disfarce. Na verdade, o que eles queriam era construir uma alternativa de oposição.

O movimento nunca teve a força anunciada, foi alavancado pela mídia, era o movimento dos 30 que nunca conseguiu reunir mais de 16 deputados e deu no que deu - acabou no colo dos tucanos.

Parte do PSDB surfou na onda, articulada com alguns personagens que são seus aliados (como Jungmann, Gabeira e outros), escolheu um nome de sua fileira com o objetivo de fortalecer a oposição ao governo Lula e amenizar, por um período, as divergências no ninho tucano. Com isso, tucanos de alta plumagem ganham tempo para acertar um discurso e assim encontrar um caminho político capaz de amenizar a crise interna e a falta de rumo do partido com a derrota eleitoral.

Eles não terão sucesso. A crise dos tucanos não é conjuntural: trata-se de uma crise de projeto, que aliás alguns deles estão detectando tardiamente. Ficaram quatro anos fazendo uma oposição denuncista e inconseqüente, sem propostas para o país e foram fragorosamente derrotados. Agora estão com dificuldades de superar as suas desavenças.

Espero que a derrota nas urnas sirva para diminuir, pelo menos um pouco, a arrogância tucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário