Páginas

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Quem é o responsável?

Ainda acerca da tragédia na obra do Metrô, o governador de São Paulo disse ontem a todos os órgãos de imprensa as seguintes frases: "A obra é de responsabilidade das construtoras, inclusive a segurança dela". E arrematou dizendo: "O grupo deve assumir a responsabilidade".

A isso, na liguagem popular, damos o nome de "tirar o corpo fora". Ora! Quem paga 100% dessa obra é o poder público, a obra é para atender um serviço público de transporte coletivo para a cidade de São Paulo, o Estado é o titular dos serviços de Metrô. Não é possível ouvir este tipo de justificativa e ficarmos calados! No mínimo, o Estado tinha o dever de fiscalizar a execução da obra e não o fez ou se o fez foi incompetente - para não dizer conivente.

PS: A obra será integralmente paga com dinheiro público. Somente depois de concluídas é que o governo do Estado entregará a linha 4 (amarela) à iniciativa privada em um contrato de Parceria Público-Privada. As bases desse futuro contrato são uma caixa-preta - já perguntei a diversos deputados estaduais e nenhum deles teve acesso à proposta do governo.

Seguem, na íntegra, dois dos comentários sobre o assunto enviados ontem para o blog:

Geninho disse:

"È isso aí!

1. Por que a parede de concreto que revestia o interior do tubo, que virou cratera, não tinha armação de ferro e só concreto injetado?

2. Por que as autoridades resistiram em acreditar que o membro da empresa do micro ônibus estava falando a verdade sobre o desaparecimento do veículo, mesmo ele mostrando pelo equipamento de rastreamento o ponto exato onde o veículo estava soterrado, aliás, noticiado pela imprensa?

3. Quem é o responsável pela execução do projeto e por que não se pronunciou na imprensa até o momento?

4. Por que tanta indecisão sobre o que fazer com a grua?

5. Por que os técnicos da Companhia do Metrô não fiscalizavam as obras?

6. Será que eles, os canibais do dinheiro publico, terão seus bens indisponíveis, até que ressarçam as vítimas?

7. O que o ex governador Alckimin tem a dizer sobre essa obra, entregue às mãos de empresas privadas, sem o controle do Estado?

Paro por aqui, com a certeza de que mais uma vez usurparam da coisa pública sem dó". (Geninho).

Armando Viana (SP) disse:

"Vamos ver quantas CPIs o Serra vai tentar barrar, como fizeram os outros tucanos nos últimos doze anos. Esse é o teste número 1".

Nenhum comentário:

Postar um comentário