Páginas

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Movimentos errados

A despeito de ser decantado como um político que seria uma espécie de "guru" para muita gente, o prefeito do Rio, César Maia, vem se notabilizando como alguém que coleciona movimentos errados no xadrez eleitoral. Foi assim com a candidatura de Heloísa Helena à Presidência - Maia reproduziu em suas notas pela internet "conselhos gratuitos" que dariam "munição a HH" contra Lula e os demais adversários. Fracassou.

Na eleição para o governo do Estado do Rio de Janeiro, outro movimento foi espalhar que apoiava o governador eleito, Sérgio Cabral Filho. Este não negou, de fato, ter boas relações com o prefeito carioca. Até aí, natural, pois é uma característica que o governador fluminense tem acentuado nos últimos tempos: saber distinguir boas relações de eventuais rusgas políticas. Já César Maia imaginava estar jogando Cabral contra esse ou aquele sistema.

Curioso é ver parte da imprensa estranhando que "as boas relações entre ambos estariam abaladas". De onde se tirou isso? Afinal, a população fluminense votou em Cabral Filho e não em César Maia. Além disso, a proximidade entre Lula e o governador eleito foi fundamental para a consolidação eleitoral de ambos no Estado.

De resto, César Maia tem praticamente nada a oferecer ao governador - talvez tentar tirar deste o que certamente não conseguirá por estar caindo em desgraça política nacional por suas armações que nunca deram certo. Por exemplo, ao tentar se firmar como candidato à sucessão de Lula, depois apoiar Alckmin e retirar o apoio a este, fingir que apoiava Heloísa Helena, flertar com Cristovam Buarque e, ao final das contas, conseguir apenas reeleger o filho para a Câmara dos Deputados. Foi o que sobrou do "guru político via internet" - essa sim a principal função exercida hoje pelo prefeito. E sem um acerto até agora.

Um comentário:

  1. Tenho pena do povo do Rio de Janeiro... primeiro foi o Carlos Lacerda, depois foi o Garotinho, aí teve a Rosinha e agora o Cezar Maia. Mas nós, paulistanos também temos as nossas desgraças! Maluf, Alckmin e agora Serra e Kassab...

    ResponderExcluir