Páginas

sábado, 20 de janeiro de 2007

Uma notícia boa, outra ruim

O Jornal da Tarde de hoje (20) publica a seguinte informação:

"A Prefeitura deve anunciar nos próximos dias a entrega das primeiras unidades dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) feitas pela atual gestão. Dos cinco 'escolões' prometidos desde 2005, quatro estão em fase de acabamento e devem ser entregues para o início das aulas. Todos incompletos: o bloco esportivo e cultural onde ficam piscina, quadra, teatro e tudo que fez a fama dos CEUs vai ficar para depois.

Os terrenos onde estão sendo erguidos novos 'escolões' também foram escolhidos pela administração anterior, que deixou reserva de 21 áreas para outras unidades".

A BOA - A notícia boa é que a Prefeitura vai dar continuidade à política iniciada no governo anterior de construção de CEUs na periferia, mantendo as principais características do projeto original. O projeto arquitetônico é praticamente o mesmo, o que vai permitir continuar a política de integração da educação, do esporte, da cultura e, a depender do interesse político do prefeito, poderá ser um espaço de cultura e Lazer para a população local nos finais de semana.

A RUIM - A notícia ruim é que os atuais CEUs estão sendo abandonados, desapareceram os instrumentos musicais, os agentes culturais, técnicos para as oficinas,em alguns CEUs não existem, em outros foram reduzidos, e onde existem estão sem nenhuma estrutura para desenvolver seu trabalho. As estruturas físicas estão sem manutenção adequada e os espetáculos teatrais, filmes e shous que eram um espaço de cultura e lazer nos finais de semana para a comunidade foram retirados dos CEUs.

REQUERIMENTO - Apresentei, via Câmara Municipal um Requerimento de Informações de tudo que ainda existe nos CEUs. Minha intenção é montar um diagnóstico completo da real situação. Não basta construirmos novos Centros Educacionais Unificados - temos que fazer com que todos funcionem integralmente conforme seu projeto original.

Desde que o Serra assumiu, a Prefeitura anunciou a redução dos custos de manutenção dos CEUs. Quem os freqüenta sabe exatamente por que os custos foram reduzidos, e não poderia ser diferente: não existindo mais as atividades culturais e esportivas, o valor da manutenção só podia diminuir.

PS - Cada CEU que será entregue pelo prefeito Kassab custará ao tesouro municipal mais de R$ 20 milhões, valor semelhante ao dos CEUs construídos no governo Marta Suplicy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário