Páginas

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

A importância de uma CPI para o Metrô

Os fatos estão gritando todos os dias que é necessário abrir uma CPI na Assembléia Legislativa para investigar as obras do metrô paulista. Quanto mais se desenrola esse novelo, mais crescem as suspeitas de que estamos diante de um caso escabroso de uso indevido de recursos públicos e da abdicação, por parte do Estado, das suas funções primordiais de fiscalização - isso para dizer o mínimo.

O PT pede a investigação por entender que somente esta é capaz de reunir todos os elementos que esclareçam o que efetivamente aconteceu por trás de tudo o que levou ao desmoronamento de parte da obra do metrô. E muito mais: dos antecedentes desse contrato assinado entre as cinco maiores empreiteiras do país e o governo do tucano Geraldo Alckmin.

O jornal Folha de S. Paulo de hoje (29) traz ligações mais antigas do que se sabia até agora entre figuras dos governos Alckmin e Serra e empresas responsáveis por esse contrato nebuloso. Os deputados petistas, por sua vez, querem conhecer o teor de centenas de relatórios trocados entre técnicos do metrô e das empreiteiras - a maioria deles solenemente ignorada pelas empresas -, como de resto os alertas da população das proximidades da obra na região de Pinheiros.

Outra coisa: os tucanos e aliados fizeram das CPIs o seu cavalo-de-batalha contra o governo Lula entre os anos de 2005 e 2006. E, pelo que se lê na imprensa, Serra tem falado numa tal disposição de "investigar a fundo" os erros que levaram ao maior desastre na construção do metrô paulista em toda a sua história.

Reforço: um bom começo é o governador recuar e deixar que sua bancada aprove a criação da CPI do Metrô - se quer realmente dar satisfações à sociedade e não ficar tirando proveito político para fustigar o adversário, o ex-governador Geraldo Alckmin com vistas ao processo eleitoral de 2010. Até aqui, vê-se que Serra não pensa em governar São Paulo, cargo para o qual foi eleito, e se concentra na demonstração dos erros do antecessor.

E o que Serra faz? A conversa tem sido demonstrar alguns "erros políticos pontuais de Alckmin", acionar a Desculpobras tucano-pefelista e fazer de conta que não é com ele. O povo paulista merece mais respeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário