Páginas

segunda-feira, 5 de março de 2007

Saviani a Paulo Henrique Amorim: "Fracasso das escolas estaduais é culpa dos tucanos"

Excelente a avaliação feita pelo professor Demerval Saviani, repercutindo com o jornalista Paulo Henrique Amorim (do site Conversa Afiada) o assunto de capa do jornal Folha de S. Paulo desta segunda-feira (5) sobre o "fracasso" das escolas estaduais paulistas no Exame Nacional do Ensino Médio.

Ele é taxativo na entrevista a Paulo Henrique: "No caso de São Paulo, que faz parte da mesma orientação de política, era do mesmo partido, o PSDB, esta visão de uma política educacional que buscava não acrescentar recursos mas maximizar os recursos existentes. O máximo de resultados com os recursos existentes".

Na mesma conversa, o pesquisador e pedagogo conhecido por sua visão crítica da educação brasileira também aborda o tema espinhoso da "migração x qualidade do ensino", já que na campanha eleitoral de 2006 o então candidato José Serra chegou a atribuir aos migrantes o "fracasso" do sistema educacional no Estado que seu partido controla há 12 anos.

Clique aqui e leia a entrevista de Saviani a Paulo Henrique Amorim.

Um comentário:

  1. Na realidade, o que se chama de "fracasso" na política educacional do estado, nada mais é do que a visão que o PSDB/PFL tem da sociedade e o seu projeto elitista da educação. Para eles, pobres sempre serão pobres, que sempre estarão nos subempregos e devem aceitar o seu papel de subordinação na sociedade. Para isso, a educação não é prioridade e não precisa de investimentos uma vez que ela sempre será de segunda linha. Nessa visão, sinônimo de educação boa é aquela que se pratica nas escolas particulares. Na filosofia do PSDB/PFL a educação deve ser privatizada.
    Dado a grandeza do tema, sugiro ao mandato do João Antonio, fazer um grande seminário sobre educação, onde desde já me coloco à disposição para ajudar a organiza-lo.

    ResponderExcluir