Páginas

terça-feira, 6 de março de 2007

Morre Dom Ivo Lorscheiter aos 79 anos

Do jornal Folha de São Paulo

Dom José Ivo Lorscheiter, 79, morreu ontem às 16h em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, em decorrência de uma infecção generalizada. Presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) de 1979 a 1986, estava internado desde o dia 25 de fevereiro deste ano no Hospital de Caridade por causa de problemas no sistema digestivo.

Bispo de Santa Maria desde 1974, d. Ivo faz parte da galeria de bispos brasileiros que assumiram a linha de frente contra a ditadura militar (1964-1985). Está no mesmo patamar de d. Hélder Câmara, arcebispo de Olinda e Recife morto em 1999, d. Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de SP, d. Luciano Mendes de Almeida, bispo de Mariana (MG) morto em 2006, de d. Aloísio Lorscheider, arcebispo emérito de Aparecida (SP) e primo de d. Ivo.

Ligado à Teologia da Libertação, corrente do catolicismo que vê a igreja a serviço da transformação social, d. Ivo foi bispo-auxiliar de Porto Alegre de 1966 a 1974 e secretário-geral da CNBB entre 1971 e 1978.
Durante todo o tempo em que esteve à frente da entidade, d. Ivo e a CNBB se opuseram às violências da ditadura militar.

Um comentário:

  1. Lembro com saudades daquela época, em que boa parte da igreja assumiu a luta pelos direitos dos menos favorecidos e tinha como linha a teologia da libertação. Alguém se lembra do jornal Grita Povo, que circulava nas igrejas da zona leste, quando o bispo era o Dom Angélico? Eu, fazia os cartuns para aquele periódico. Hoje, a igreja assumiu uma visão elitista e se distanciou dos pobres (salvo algumas excessões) e vemos seitas dentro da igreja, dominá-la, como os Foco Lares, a Opus Dei, e outras. Uma pena!

    ResponderExcluir