Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2007

Balanço do primeiro ano de Kassab (2)

Hoje prossigo com a análise sobre o primeiro ano da gestão tutelada do prefeito Gilberto Kassab. O tema anunciado ontem é Educação.

Educação - Do mesmo modo que não tem marca nos demais setores, na Educação o governo Kassab patina, não oferece alternativas e não cria nada. Pelo contrário, as escolas e demais equipamentos educacionais passam por uma crise sem precedentes, que inclusive levou o secretário municipal da Educação a declarar recentemente a um jornal que se sentia "envergonhado" ao visitar uma escola caindo aos pedaços.

A expressão "caindo aos pedaços" retrata o estado de caos que vive a Educação municipal desde que Serra colocou os pés na Prefeitura e controla o município via prefeito Kassab. A atual administração reconhece que existem "27 escolas" em situação crítica (ressalto, grave!) na cidade, mas ontem a Folha de S. Paulo trouxe mais uma - a EMEI Maria da Luz, em São Miguel Paulista, zona leste. É só andar por aí que a lista não pára de crescer. A escola citada pela Folha tem rachaduras no piso e corre o risco de desabar, embora a Prefeitura tente negar a calamidade. Os jornais dos últimos dias também trazem informações sobre alunos estudando em sistema de rodízio ou em locais improvisados e demolição de escolas que não passam por manutenção, dentre outros problemas.

INICIATIVA SEM RESULTADOS - Para não dizer que nada foi "criado" nesta gestão em matéria de Educação, registre-se o programa São Paulo é uma Escola, que pretendia direcionar atividades para as crianças fora do horário escolar. Pretendia, pois a realidade é outra: as atividades foram implantadas sem condições, sem apoio às unidades escolares e sem recursos adicionais, gerando confusão, atropelo no dia-a-dia das escolas e protestos de professores, pais, mães e alunos. Ou seja, nada deu certo no programa e os resultados são pífios.

REVOLUÇÃO COM MARTA - Todo o esforço empreendido pelos tucanos e aliados para "apagar" as inúmeras marcas do governo do PT na gestão Marta Suplicy está sendo em vão. A população reconhece e sente saudades do período 2001-2004, quando surgiram os CEUs, foi criado o Vai e Volta, teve início a distribuição de uniformes e material escolar gratuitos (e de qualidade) para mais de um milhão de alunos e a merenda escolar tinha qualidade. Também foi nessa época que a Prefeitura criou o número recorde de 200 mil novas vagas em escolas municipais e expandiu os laboratórios de informática no município. O programa dos Telecentros - hoje praticamente paralisado e sem projeto de trabalho em quase toda a cidade - foi outro avanço criado por Marta que obteve reconhecimento internacional.

Voltando à inoperância do governo atual, vale lembrar que a promessa de continuar a construção dos CEUs (que eu louvo) não foi cumprida do modo que anunciaram: Serra e Kassab disseram que construiriam 17 CEUs e até agora não passam de 5 as unidades erguidas, a um custo semelhante ao dos construídos por Marta, mas com qualidade de construção e equipamentos que eu chamo de "rebaixada".

Sem novidade na pedagogia, na construção de equpamentos ou na condução do dia-a-dia, restou ao governo atual administrar crises (sem solucioná-las) e atuar politicamente para piorar o que funcionava bem no governo anterior. Isso é ruim para a cidade e para o povo de São Paulo.

Um comentário:

  1. Na região de Itaquera, foi inaugurado o CEU Azul da Cor do Mar, na avenida Jacú-Pêssego, mas parte dele ainda está em obras! O que coloca em risco as crianças que estão estudando lá. Porém, o que não devemos esquecer é que o CEU não é apenas um grande prédio escolar. É uma filosofia de educação que se integra com cultura e esportes, dando uma formação integral para a criança. Essa dupla do terror, Serra/Kassab, além de construir mal faz do CEU uma cópia pirateada de péssima qualidade!

    ResponderExcluir