Páginas

sexta-feira, 16 de março de 2007

Para melhorar a saúde em São Paulo

Por Denise Eugênio

Ouvindo o programa Mais São Paulo, ontem na CBN, fiquei impressionada com o comentário do jornalista Gilberto Dimenstein em relação ao jovem Lucas Castro, estudante do colégio Santo Américo, que inventou o projeto "Hospital Inteligente". O projeto foi apresentado na FEBRACE 2007 - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, na Universidade de São Paulo (USP).

A idéia é que a solução seja implantada na rede pública de saúde. Trata-se de um sistema de automação de baixo custo que otimiza a rotina da enfermagem nos hospitais. O invento permite o monitoramento remoto de alguns dados do paciente como temperatura, pressão arterial, freqüência dos batimentos cardíacos e término do fluxo do soro. A solução controla ainda a temperatura do ambiente, das áreas comuns do hospital e a intensidade da luz.

Achei o projeto interessantíssimo. Pelo que pude analisar no comentário do jornalista, a idéia permite aos médicos controlar a real situação de todos os pacientes, em um curto espaço de tempo.

Minha observação: O garoto Lucas é um dos muitos exemplos que podemos avançar em vários segmentos se investirmos em uma educação com qualidade. A proposta do "Hospital Inteligente" poderá contribuir em muito para melhorar a saúde em nossa cidade. Claro que é preciso se fazer muito mais. Somente avançaremos se proporcionarmos a essa geração, que carece de educação, a oportunidade com a qual os nossos jovens tanto sonham.

PS - O governo do presidente Lula está propiciando esse sonho a milhares de pessoas - é preciso que esse exemplo se estenda aos governos do estado e do município de São Paulo.

Um comentário:

  1. Certa vez, encontrei na favela do Jardim Verônia, em Ermelino Matarazzo, um garoto de uns dez anos, que tinha grande habilidade com madeira. Ele montava várias coisas com restos de madeira e madeira velha, usando apenas um serrote, pregos e martelo. Pelas coisas que eu vi feitas por ele, eu diria que ele era um artista. Pena que não tinha nenhum Gilberto Dimenstein por perto para divulgar o fato e quem sabe encontrar apoio para o garoto da favela.

    ResponderExcluir