Páginas

terça-feira, 20 de março de 2007

Sobre os professores

Os dados abaixo foram publicados no Jornal da Tardede hoje(20). A primeira parte cita um estudo da Secretaria Estadual de Educação. Em seguida, uma análise feita pelo mestre em Educação Eliseu Muniz, do Instituto Paulo Freire, ouvido pelo JT. Confira:

"Um levantamento da Secretaria Estadual de Educação mostra que 36 mil dos 212 mil professores da rede faltaram em 2006 e apresentaram atestado médico como justificativa. E 35,5% do total de professores usaram os seis abonos concedidos por lei durante o ano".

Por que eles faltam tanto?

"O profissional continua trabalhando, mas já desistiu da profissão. Temos fatores que desmotivam, tais como as condições precárias de trabalho, a dupla e até tripla jornada, a violência, baixos salários, processos pedagógicos mal estruturados que geram insatisfação e frustração dos profissionais da educação e, muitas vezes, até uma visão idealizada do aluno e da educação que o professor tem em seu processo de formação que não corresponde aos desafios da realidade do dia-a-dia da escola".

O que poderia ser feito para resolver o problema?

"Um bom salário é fundamental e o educador no Brasil, de forma geral, não ganha o suficiente para o exercício digno da profissão. Ou seja, o professor é um profissional da cultura, do saber. Desta forma, aumentar seus proventos é necessário e um bom começo". Leia mais

Um comentário:

  1. Entre os operacionais da prefeitura, está um dos maiores índices de alcoolismo entre trabalhadores. Em função disso vem, faltas, desvios de função, afastamentos médicos, etc. Esses trabalhadores fazem um serviço com alto grau de insalubridade. Muitos deles limpam córregos ou bueiros. Outros trabalham com asfalto extremamente quente, tampando buracos nas vias públicas. Conversando com alguns desses funcionários, eles falavam: "não dá pra prá aguentar o dia sem tomar umas"! Então, entenderam porque professor falta?

    ResponderExcluir