Páginas

domingo, 25 de março de 2007

A polêmica da Praça do Forró continua

Os leitores do blog acompanharam a polêmica em torno da idéia da Subprefeitura de São Miguel Paulista de "mudar" o nome popular da "Praça do Forró", ponto de referência do distrito de São Miguel Paulista, na zona leste da Capital. Publiquei neste final de semana uma correspondência do militante cultural Válter Passarinho, que se disse indignado com a forma como a administração local trata o assunto.

De fato, a intenção da Subprefeitura de "alterar" a homenagem aos nordestinos está registrada em boletim publicado em fevereiro passado pelo Governo Local. Num dos trechos, que reproduzo abaixo, uma pergunta é feita de modo curioso aos leitores. Veja:

BOLETIM DA SUBPREFEITURA DE SÃO MIGUEL PAULISTA - FEVEREIRO DE 2007

Uma nova praça vem aí

"Você se lembra da Praça do Forró? a partir de março ela estará totalmente mudada. Até o nome. Vai resgatar seu nome original, Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, vai ganhar várias melhorias".

Quem leu o texto, à primeira vista poderia imaginar que a população mudou o nome da praça, o que nunca aconteceu. O nome 'oficial' continuou sendo Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, mas a reforma efetuada no governo da ex-prefeita Luiza Erundina - com a construção de um palco que reproduzia o formato de um chapéu de couro e a realização de animados concertos ao som do autêntico forró nordestino - acabaram levando o povo a chamar o local por um apelido que se popularizou.

Deve-se levar em conta que não se mudam as coisas por decreto e, muito menos, tentanto apagar a história de um lugar. Ainda mais quando a população se identifica com aquela expressão. O resto é coisa de quem não conhece a realidade local ou, se conhece, faz gestão deliberada para "alterar" o passado. E isso não ocorre assim.

A polêmica deve continuar. Quem é da região pode opinar aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário