Páginas

domingo, 18 de março de 2007

Teatro nas escolas

Do Jornal da Tarde, hoje:

"O JT, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (NCE/ECA-USP), coordenado pelo professor Ismar de Oliveira Soares, propõe uma aula sobre a utilização prática do improviso teatral para o entendimento e a vivência de um dos períodos mais fascinantes da história brasileira:(clique aqui) o início do governo de Maurício de Nassau no Brasil holandês. Essa atividade foi elaborada pelo cartunista Ruy Jobim Neto, formado em Cinema pela ECA, professor de Teatro, dramaturgo e autor de Guararapes, livro infantil sobre o Brasil holandês.

OBJETIVO

Essa atividade propõe, por meio de uma abordagem educomunicativa, a vivência teatral do período histórico proposto, por meio de situações similares às apresentadas nos documentos históricos. Para tanto, a aula sugere um trabalho interdisciplinar entre as áreas de história, geografia e artes, biologia, matemática, português e língua estrangeira".

MEU PROJETO NA ÁREA - Na Câmara Municipal de São Paulo apresentei um projeto de lei intitulado Pró-Teatro (Programa de Fomento ao Teatro Amador nas Escolas Municipais). O projeto de lei consiste em destinar um percentual de verba da Educação para que as escolas articulem em suas unidades a arte e a educação com o objetivo de ampliar os horizontes culturais e, conseqüentemente, elevar o nível de aprendizagem de seus alunos.

A idéia surgiu dos próprios professores da rede municipal - eu apenas estou servindo de instrumento para uma causa nobre. Elevar o nível cultural de nossa sociedade é tarefa de todos, políticos ou não.

Caro leitor: caso você tenha uma idéia de projeto de lei para o Município de São Paulo, envie-nos. Não se preocupe com a forma, os nossos assessores cuidarão de transformá-lo tecnicamente em projeto de lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário