Páginas

quarta-feira, 21 de março de 2007

Educação em ruínas: uma "marca" tucana

O fracasso retumbante da política educacional em sucessivos governos do PSDB em São Paulo, como bem definiu a Folha de S. Paulo em editorial do dia 15 passado, ganhou nas últimas semanas uma série de "ilustrações" na imprensa. Matérias em diferentes jornais refletem o descaso e o abandono dessa que é uma das áreas mais sensíveis da sociedade, e que simplesmente foi relegada ao último plano em mais de 12 anos de tucanato. O abandono educacional é uma verdadeira "marca tucana" no Estado.

Hoje (21), o Jornal da Tarde publica reportagem de Gilberto Amendola inspirada numa postagem deste blog do dia 17 passado intitulada Mais sobre o abandono na Educação - que rememorava os anos perdidos da Educação sob o comando de Rose Neubauer na Secretaria Estadual da Educação - quando uma certa "reestruturação" fechou centenas de escolas paulistas, demitiu cerca de 40 mil professores e piorou as condições sociais, principalmente na periferia da Capital.

Reproduzo a seguir alguns trechos da reportagem Ex-escola vira ponto de drogados:

"Em outra época, essa poderia ser a divertida história de uma turma de amigos que invadiu as ruínas de uma escola abandonada e fez do lugar uma cidade sem lei ou adultos chatos. Pena que essa abordagem romântica não resistiria aos olhos vermelhos e vidrados do garoto de 13 anos que recebeu, ontem, a reportagem do JT. 'Pode entrar, mano. Mas não tira fotos da gente.'

'Na boa', os meninos mostraram o que sobrou das salas de aula, dos laboratórios e refeitórios do lugar. Absolutamente tudo o que havia de valor já foi levado. O portão foi furtado, as portas, janelas, vasos sanitários, fiação elétrica e lousas, também. Nas paredes que restaram, podem ser vistas pichações do tipo 'ladrãozinho suja a quebrada' e 'maconha'.

O mato cresce desordenadamente pelo terreno. Sapos e ratos são vistos a qualquer hora do dia. Restos de cachorros mortos são exibidos pela meninada como descobertas arqueológicas.

Na quadra poliesportiva, as redes foram arrancadas. No travessão de um dos gols, foi pendurada uma cabeça de boneco. 'Esse é o nosso Chuck. Ele quis matar a gente, mas a gente matou ele primeiro', disse um dos donos do pedaço.

As mães da Rua Orlando Fratucelli lamentam o fim da escola. Essas mulheres sabem que, sem ela, os meninos da região estão aprendendo 'outras coisas'. Uma moradora da rua disse, por exemplo, que o local virou um 'mocó de nóia, um lugar para consumo de drogas".

Assinante do JT clica aqui para ler a matéria completa.

PS LAMENTÁVEL - Eu pergunto aos leitores do blog: onde já se viu uma política de governo prever o fechamento de escolas? E essa é uma política de governo dos tucanos, além do abandono do que ainda existe, como no caso dos CEUs e outras unidades afins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário