Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2007

Qual é o jogo do Serra?

A abertura das comportas dessa verdadeira represa que segurava escândalos da gestão Geraldo Alckmin em São Paulo coincide com duas coisas, segundo acompanhamos na imprensa nos últimos tempos: a disputa eleitoral de 2006 - quando Alckmin atropelou Serra e saiu candidato a presidente - e a eleição deste para o governo do Estado. Também podem ser considerados elementos da sucessão municipal de 2008 e da presidencial de 2010, já que todo mundo sabe que Serra só tem olhos para esse outro momento. Vamos no deter na análise do "jogo" do governador.

Claro que, apesar da sua maldade política como todo adversário sabe, Serra não inventou nada - os escândalos são "de carne e osso" -, mas eram jogados meticulosamente para debaixo do tapete palácio adentro e imprensa afora. E os jornais continuam a trazer à tona a maré de desmandos tucanos dos tempos alckmistas, sem esquecer a revelação de alguns milímetros dos itens da caixa-preta tucana na Educação, por exemplo.

Hoje (22), o Jornal da Tarde traz uma matéria cujo título remete a um ditado conhecido. O título: Auditoria de Serra. Na gestão Alckmin. O ditado: Vingança é um prato que se come frio. Vou reproduzir dois trechos da referida matéria e comento em seguida:

"O governador José Serra (PSDB) determinou a apuração de todos os convênios feitos pela Secretaria Estadual do Trabalho entre 1999 e 2006, período quase todo dominado pela gestão do tucano Geraldo Alckmin no Palácio dos Bandeirantes. Ele governou de 2001 a 2006 - e de 1999 a 2001 era vice de Mário Covas.

A averiguação ocorre após o Ministério do Trabalho ter inscrito no Siafi (Sistema Integrado de Administração Financeira) as contas da pasta de 2002, 2003 e 2004, por suspeita de irregularidades no gasto de verba federal. Está sendo investigada a aplicação de R$ 7,3 milhões".

O governo atual, temendo parar de receber recursos do FAT, mandou apurar os indícios de desvio de recursos e de erros na prestação de contas dos contratos firmados por Alckmin. À primeira vista, tudo parece se resumir a uma rotina de apurações que um novo governo faz. Aparentemente é isso.

Mais ao fundo, pode-se perceber movimentações de um "jogo duplo", ou melhor, "multifacetado". O que o Serra estaria querendo dizer com essa movimentação política? Vamos a algumas alternativas:

1 - "Comendo friamente o prato da vingança" por ter sido tratorado por Alckmin na eleição presidencial passada;

2 - "Desidratando" a virtual candidatura de Alckmin à Prefeitura de São Paulo em 2008, mas deixando-a em condições de ser controlada por ele (Serra);

3 - Investindo fortemente no desejo dos aliados do PFL, que cobram o apoio incondicional do governador à reeleição do seu Secretário Estadual para Assuntos de Interesse Serrista na Capital, ou seja, o prefeito Gilberto Kassab;

4 - Por último: Serra estaria tentando "bater o escanteio e fazer o gol" - como se diz no futebol - ao querer controlar o jogo da sucessão municipal (no campo governista, claro!), se vingar de Alckmin e ainda aparecer como o "mágico da boa governança" (no marketing, óbvio!) para 2010.

Como o leitor do blog avalia esse conjunto de possibilidades? Opine!

PS - Claro que isso não está sendo combinado com o eleitorado. É puro xadrez político que se joga nas noites e dias do Palácio dos Bandeirantes. E com um só jogador, já que o Serra não gosta de ser "perturbado" enquanto trama sua próxima jogada...

2 comentários:

  1. A mídia ainda está tímida, porque se quiser abrir o jogo e mostrar as ações dos desgovernos PSDB/PFL, a maré vira mesmo é em uma grande ressaca. Aí, a dor de cabeça vai mudar os planos do Serra para as próximas eleições. Só assim ele se concentrará em administrar o nosso Estado. Afinal, para isso que foi eleito.

    Entretanto, se preferir continuar desapontando seu correligionário Alckmin, pode dizer ainda que ele além de ser Ex-Governador foi o Coordenador do processo das grandes Privatizações na era Covas. Com isso não cupará um defunto nem contará nenhuma mentira.

    O campo é vasto, tanto na área de desculpas de Serra, quanto no das denúncias para a imprenssa. Que bom a imprenssa ter acordado!

    Henrique - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. O Serra sempre foi um cara de fazer tramas maquiavélicas para atingir os seus objetivos. As denuncias contra a Roseana Sarney, foi um caso clássico. Agora, faz todas essas "maquinações" para, não só ter domínio total sobre seus comandados, mas atingir o cargo máximo do país. SE ele conseguir o que pretende (estou batendo na madeira prá isolar) quais serão as sua futuras tramas para se eternizar no poder? Isso é assustador!!!

    ResponderExcluir