Páginas

sábado, 24 de março de 2007

ETs pousam na Praça do Forró, em São Miguel


O bairro de São Miguel Paulista, predominantemente composto por nordestinos, tem como ponto de referência a popularmente conhecida Praça do Forró. No governo Luiza Erundina a população participou e decidiu fazer da arquitetura da praça também uma homenagem ao povo do Nordeste.

O governo atual, sem ouvir a população, fez uma reforma e destruiu a antiga arquitetura da praça. Recebemos a seguinte mensagem do Válter Passarinho, militante cultural da região:

"Olá amigos, gostaria que vocês se manifestassem a respeito da derrubada do palco na praça do forró. Bom, resumindo: lá tinha um palco que representava em sua arquitetura um chapéu de couro em homenagem ao povo nordestino.

A gestão atual gastou quase R$ 1.600.000,00 para reformar a praça e derrubaram o palco. Eu mesmo, em uma reunião com o atual subprefeito ouvi da boca dele que eles querem 'acabar com a história de que a praça seja Praça do Forró'. Várias pessoas já se manifestaram em repúdio e agora tem um debate na Comunidade Guia Cultural da Zona Leste SP (Orkut) que estão direcionando para problemas políticos e tentando justificar a 'cagada' que fizeram. Por isso entre e deixe o seu recado."

PS - Agora explico o título da postagem: a idéia do subprefeito Décio Ventura, de "acabar com essa história de Praça do Forró" é resultado de uma política de governo que privilegiou a entrega das subprefeituras a pessoas que não têm ligação alguma com a região. No caso de São Miguel, o subprefeito anterior (Samuel Moreira, eleito deputado estadual tucano) foi prefeito de Registro, no Vale do Ribeira, e o atual (Décio Ventura) veio da Prefeitura de Ilha Comprida. Ou seja, não conhecem a história local e tendem a não ouvir a comunidade. Ainda mais numa administração como a do Serra/Kassab...

3 comentários:

  1. Pergunta ao Passarinho:

    Gostaria de saber se o Senhor não digitou um zero(0)a mais? Se o custo da reforma foi de R$ 160.000,00 (cento e sessenta mil reais) até entendo. Mas se a digitação estiver correta, vale uma CPI.

    Vereador, é com o Senhor!

    Henrique - São Paulo

    ResponderExcluir
  2. É, Henrique! Na realidade eu não digitei o texto que mostra a assombrosa cifra que daria para reformar não só a Praça do Forró que o pessoal da Subprefeitura diz que poderia "mudar de nome". O texto me foi enviado e apenas postado na íntegra. Não tiro a sua razão quanto à necessidade de uma CPI caso fosse realmente certa a fortuna citada no e-mail, talvez por puro erro de digitação do emissário. Em todo caso, fica o ponto central: a Praça do Forró deveria mudar de nome? Por que querem "apagar" a história da região? De onde veio esse pessoal com essa história? É uma boa polêmica para os ativistas culturais e para a população em geral da região de São Miguel. Abraço e obrigado por estar atento!

    ResponderExcluir