Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2007

Caos na saúde

O Jornal da Tarde de hoje traz uma matéria que nos ajuda fazer o balanço dos dois primeiros anos de gestão Serra/Kassab. Leia:

“Madrugar na fila. Essa é a única maneira de os pacientes da UBS do Jardim São Jorge, Zona Oeste, conseguirem passar por consulta, marcar exame ou coletar sangue. Os agendamentos são feitos apenas uma vez por semana, a partir das 7h. Mas, para obter uma vaga, os interessados têm de chegar pouco antes das 4h, já que o número de vagas é limitado. Em média, segundo as lideranças comunitárias, são 300 pacientes que disputam aproximadamente 60 consultas.

Segundo os usuários, quem chega às 6h pode desistir de médico, porque a essa hora a fila já dá voltas no quarteirão. Outra reclamação: é uma consulta por pessoa. Se uma mãe precisa de consulta para ela e dois filhos, tem de enfrentar três filas, uma por semana. 'Todos os dias as pessoas me procuram para resolver esses problemas, mas não conseguimos', afirmou o líder comunitário Cláudio de Freitas.

Anteontem, Maria Tereza de Oliveira, 67 anos, saiu de casa às 3h50 rumo ao posto. Com medo da escuridão, levou um pedaço de pau para se defender caso fosse atacada por ladrões ou cachorros. 'A vida na periferia não é fácil, então, fui prevenida.' Assim que chegou à unidade, por volta das 4h15, encontrou sete pessoas na sua frente. Mas, pelo menos, conseguiu agendar uma consulta para a filha adotiva, de 9 anos, que está com um tumor.

A diarista Maria Solange da Silva, 33 anos, chegou ao posto às 5h45. 'A fila já estava imensa e por pouco não consegui atendimento.' Com grave problema na coluna, ela precisava se submeter a uma ressonância magnética. Foi informada que o exame demoraria entre seis meses e um ano na rede municipal. Por sorte, a ex-patroa pagou o exame. Agora, para mostrar o resultado para o médico do posto, ela tem de enfrentar a fila”.

A saúde pública na cidade de São Paulo foi a principal bandeira do Serra quando candidato a prefeito nas eleições de 2004. Dizia ele em campanha que em 6 meses de governo melhoraria substancialmente o sistema de saúde na cidade. Nada disso aconteceu.

O tempo está passando, já se foi mais da metade do governo PSDB/PFL e os serviços de saúde publica estão piorando dia após dia na cidade de São Paulo. A matéria acima é apenas um exemplo do que ocorre em todas as regiões desta cidade.

2 comentários:

  1. A única luz no final do túnel é o fim da era Serra/Kassab. Mas até lá quantas pessoas sofrerão por falta de atendimento? Ou mesmo morrerão? Devemos guardar essas matérias que saem nos jornais, nos poucos momentos de lucidez da imprensa,, para no futuro relembrar a população da situação da saúde pública. Porque quando chegarem as eleições, a campanha do PSDB/PFL mostrará um paraiso virtual!

    ResponderExcluir
  2. João bom dia!

    Até que emfim a mídia não está conseguindo suportar mais os demandos desses desgovernos (PSDB/PFL). Nos últimos dias observamos matérias e mais matérias a respeito do sistema da saúde se deteriorando. João, eu mi lembro muito bem das promessas de campanha do Serra. Ele dizia que se eleito os postos de saúde funcionariam aos sábados e domingos e alguns 24h. Isso aconteceu? Isso não aconteceu.

    Falta Psquiatra na região Leste, o último a ir embora aqui do Itaim Paulista está beirando um ano. Falta Ortopedista nos dois Hospitais da região Tide Setúbal em São Miguel Paulista e Hospital Geral do Itaim Paulista (Hospital Santa Marcelina) no próprio bairro.

    Em novembro uma conhecida sofreu derrame e foi encaminhada para o Tide Setúbal, ficou enternada, três dias depois sua filha estranhou o comportamento da paciente e chamou o médico, que constatou que a mesma teria caido da cama e quebrado o fêmur. Os filhos pediram a liberação de sua mãe ao médico, que negou, foram a diretoria e de nada adiantou.

    Sem a cirurgia, doma Juraci quarenta dias depois não está entre nós para comemorar o seu dia, o Dia Internacional da Mulher!

    Parabéns às mulheres que lutam por dias melhores para seus familiares e toda a humanidade.

    Vereador, parabéns, hoje também é seu dia! Que Deus te ilumine, dê muitos anos de vida repletos de saúde, paz, alegria, coragem e muita sorte.

    Henrique - São Paulo

    ResponderExcluir