Páginas

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Secretários na Câmara: muita atenção, pouca eficácia

Estiveram hoje na Câmara Municipal de São Paulo os secretários Francisco Vidal Luna (Secretaria Estadual de Economia e Planejamento) e Manuelito Pereira Magalhães Júnior (Secretaria Municipal de Planejamento). Vieram para fazer uma exposição sobre o projeto que cria as novas vias pedagiadas nas marginais - o "Pedágio do Serra".

Para viabilizar tal propósito, encontra-se tramitando na Câmara Municipal o projeto de lei 701/06, de autoria do Executivo, que autoriza a celebração de "Convênio de Cooperação entre a Prefeitura do Município de São Paulo e o Governo do Estado, delegando a titularidade do serviço de operação dos Sistemas Viários das Marginais Tietê e Pinheiros". O Governo do Estado, por sua vez, passa a ser o titular e, através de uma PPP (Parceria Público-Privada), construirá quatro novas pistas de cada lado das marginais - que serão pedagiadas.

Como o leitor pode ler no resumo da propositura, o projeto do governo municipal que está na Câmara é apenas autorizativo, ou seja, os vereadores - caso venham a votar o referido projeto - estarão dando um cheque em branco ao governador do Estado fazer o que ele bem entender. Veja algumas perguntas feitas pelos vereadores durante a exposição dos representantes do governo na Câmara Municipal de São Paulo:

Por que esta obra tem de ser feita pelo governo do Estado e não pela Prefeitura?

O secretário Francisco Luna disse que o município não tem dinheiro para realizar o contrato de contrapartida com a iniciativa privada.

Qual será o impacto ambiental da obra?

Vidal Luna respondeu que os estudos ainda estão sendo feitos e, portanto, não tinha como responder a esta indagação.

Quais os custos da obra?

A resposta do secretário foi que o projeto da obra ainda está sendo concluído e que não teria ainda um valor objetivo da obra.

Qual o valor do pedágio para tornar a parceria viável economicamente?

O secretario respondeu que ainda não tem estes estudos e que vai depender também do tipo da obra.

Também foi perguntado a ele: quantos carros usam marginais que tem como destino a cidade de São paulo e quantos atravessam as marginais com destino a outros centros econômicos?

O secretário Luna não tinha respostas, ou seja, não obtivemos nenhum dado sobre esta questão.

Rodoanel - Ele também foi questionado em quanto tempo o trecho Norte do Rodoanel estaria pronto, ja que sabemos que só com a conclusão dessa obra o problema da saturação das marginais será resolvido.

Respondeu o secretário que este trecho não fica pronto em menos de 12 anos.

Esta resposta faz com que presumamos que, no fundo, o que eles estão projetando é que as novas pistas das marginais e a conclusão das obras da av Jacu-Pêssego substituam o Rodoanel neste período.

Conclusão - Depois de tantas perguntas importantes sem respostas chego à conclusão definitiva: eles querem um cheque em branco para fazer o que bem entenderem. O pior é que já anunciam que quem vai pagar a conta é o cidadão paulistano.

Eu acho um absurdo a Câmara votar este projeto.

Diga não ao Pedágio do Serra!!!

6 comentários:

  1. Acompanhei os últimos textos seus e agora concordo mais ainda com a idéia do plebiscito que tem pregado nos últimos dias. Ainda mais sabendo que esse pessoal que foi à Câmara (fiquei impressionado com isso!) não está disposto a informar nada, a dizer nada, simplesmente quer enfiar um pedágio goela abaixo. O "pedágio do Serra", como você diz, deve ser repudiado porque não faz sentido e não tem fundamento legal, sequer. Logo eu que moro em Osasco e vou sempre a São Paulo serei vítima preferencial desse embuste que é prometer resolver um problema criado outro. À luta, vereador!

    Abraço!

    Armando

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu não acredito que a Câmara de SP se preste a esse papel ridículo de fazer o que o Serra, que nem prefeito é mais, quer fazer com a população paulistana. Chega de taxas, chega de pedágio, chega de enganar o povo de Sampa!

    Sueli

    ResponderExcluir
  3. Não sei se rio ou se choro quando leio essas coisas aí da capital. E pensar que o povo de São Paulo trocou a Marta por esses dois... Dá licença!

    ResponderExcluir
  4. quem vai pagar a conta dessa brincadeira de Maluf que o Serra teima em fazer em SP? construir obras, obras, obras, não importa para que sirvam, se prestam, se resolvem ou se o povo vai pagar o pato...

    ridículo!

    ResponderExcluir
  5. Que tal um adesivo de automóvel para espalhar por SP inteira com a sua última frase? "Diga não ao Pedágio do Serra". Perfeito. Espero que aproveite a minha indicação... Só não tenho como pagar, até faria se tivesse.

    ResponderExcluir
  6. A visita dos secretários na Câmara Municipal mostrou claramente a falta do tal “planejamento”, estendido na administração tucana. É inadmissível que gerenciadores de pastas tão importantes, não conseguem responder a nenhuma das indagações. Isso é uma falta de respeito com o legislativo e com o povo paulistano.

    ResponderExcluir