Páginas

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Novidade: dicas de cinema no blog

O Carnaval está começando. Para quem passará o período festivo em casa ou, mesmo em viagem, não participará da folia, o blog preparou uma novidade: uma coluna sobre cinema - que será semanal.

A cinéfila Celina Sales, nossa colaboradora a partir de agora, dá dicas de ótimos filmes, além de comentar produções que podem ser vistas no conforto do sofá. Durante e depois do Carnaval, pois toda sexta-feira o leitor encontrará esta seção aqui. Afinal, nem só de política vivem os nossos leitores, embora seja esse o interesse primeiro de quem acessa esta página que atualizo todos os dias desde dezembro passado.

Boa leitura, bons filmes e ótimo Carnaval a todos!

DICAS DE VÍDEO

Por Celina Sales

ELSA E FRED - UM AMOR DE PAIXÃO (Elsa y Fred, Espanha/Argentina, 2005) - Elenco: Manuel Alexandre, China Zorrilla, Blanca Portillo, Roberto Carnaghi, José Ángel Egido.

Sinopse - Fred (Manuel Alexandre) tem mais de 80 anos e descobre que está doente. Quando ele conhece uma nova vizinha, a espevitada Elsa (China Zorrilla) - também na casa dos 80 anos -, descobre que nunca é tarde para realizar sonhos e viver novas experiências (cineclick.com.br)

Meu comentário: é um filme delicioso, despretensioso, que aborda a forma como cada um encara a velhice. Fred é metódico, certinho, medroso... Elza é cheia de vida, espevitada é a palavra certa para defini-la. Eles se conhecem, começam a namorar e ele descobre que ainda há muito por viver... uma delícia!!!

A FESTA DE BABETTE - (Babettes Gaestebud, Dinamarca, 1987)
Elenco: Stéphane Audran, Jean-Philippe Lafont, Gudmar Wivesson, Jarl Kulle, Bibi Andersson, Ebbe Rode.

Sinopse - Uma curiosa produção dinamarquesa sobre uma mulher que promove um refinado banquete na comunidade ascética aonde vive. O filme levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988 (Cineclick).

Meu comentário: é um filme europeu, a fotografia escura dá o tom da época e do lugar, uma pacata aldeia longe da civilização. Belíssimo. Babette trabalha na casa de duas solteironas e ao receber um dinheiro resolve usá-lo oferecendo um banquete. O preparo, o encontro, o vinho, a sensibilidade, a descoberta do prazer sem culpa fazem dele um filme obrigatório.

HOMENS DE HONRA - (Men of Honor, EUA, 2000) - Elenco: Cuba Gooding Jr., Robert De Niro, Charlize Theron, David Keith, Aunjanue Ellis, Hal Holbrook e Michael Rapaport.

Sinopse - Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) entra para a Marinha e, apesar das barreiras que enfrenta por ser negro, consegue o que sempre sonhou: ser aceito para o programa de mergulho. Seu treinador, Billy Sunday (Robert De Niro), famoso tanto por sua bravura quanto por suas encrencas, trata Carl de modo a fazer com que ele desista. Mas Carl tem muita determinação e impressiona até mesmo seu treinador, que mudará de atitude (Cineclick)

Meu Comentário: é um filme sobre determinação, sobre perseverança naquilo em que se acredita.

FOGO CONTRA FOGO - (Heat, EUA, 1995) - Elenco: Al Pacino, Robert De Niro, Val Kilmer, Jon Voight, Tom Sizemore, Diane Venora, Jeremy Piven, Begonia Plaza, Natalie Portman, Ashley Judd.

Sinopse - Neil McCauley (Robert De Niro) é um ladrão especialista em grandes e arriscados roubos. Ele atribui parte de seu sucesso a uma decisão: não criar laços afetivos que não possa abandonar de uma hora pra outra. Do outro lado está Vincent Hanna (Al Pacino), um policial determinado a pegar McCauley e que vê sua vida pessoal afundar em problemas por se dedicar demais ao trabalho. Os dois são mais que inimigos: o trabalho de um desafia o trabalho do outro, faz com que ajam com mais cautela e com mais coragem, que tracem planos mais elaborados e inteligentes. O resultado é um filme de ação e suspense como poucos, no qual a presença de Al Pacino e Robert De Niro é apenas parte do espetáculo (Cineclick)

Meu comentário: a sinopse diz tudo, apenas complemento: obrigatório!!!!

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Muito bom João. Parabens pela iniciativa, é bem legal termos uma agenda cultural alternativa...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom João. Parabens pela iniciativa, é bem legal termos uma agenda cultural alternativa...

    ResponderExcluir