Páginas

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Os números assustam (2)

da Folha Online:

"Cerca de 90% dos adolescentes brasileiros que permanecem internados por terem cometido algum tipo de crime não completaram a oitava série e, conseqüentemente, não chegaram ao ensino médio. A informação está em uma pesquisa da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) realizada com dados referentes a 2002.

Os dados mostram ainda que, de um total de 9.555 jovens pesquisados, 51% não freqüentavam a escola. O levantamento mostra que, além de terem baixa escolaridade, 90% dos adolescentes internos eram sexo masculino, 76% tinham idade entre 16 e 18 anos, mais de 60% eram negros, 80% viviam com renda familiar de até dois salários mínimos e 86% eram usuários de drogas.

Segundo a secretaria, o número de adolescentes infratores que cumprem medida privativa de liberdade em todo o país cresceu 363% nos últimos dez anos. No ano passado, havia 15.426 jovens em unidades de internação, enquanto em 1996 eram 4.245."

Os números publicados pela Folha são fortes argumentos contra aqueles que acham que reduzir a maioridade penal é uma medida importante para combater a violência. Os adolescentes não precisam de cadeia e sim de educação.

Custa menos para o Estado uma criança na escola do que manter um adolescente no Casa (ex-Febem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário