Páginas

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Pacote social

Do Jornal do Brasil, hoje:

"Novas vagas nas universidades federais, internet banda larga nas escolas municipais e reajuste dos benefícios pagos pelo programa Bolsa Família - cujo teto seria elevado de R$ 95 para R$ 107 - estão entre as medidas incluídas no pacote social que o governo pretende lançar em março. Ainda sem resposta concreta para a violência nas grandes cidades, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu pressa aos ministérios da área social para finalizar o pacote, batizado provisoriamente como PAC social, que pretende integrar as ações e medidas das pastas de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Trabalho e Desenvolvimento Agrário."

Um comentário:

  1. Apesar das universidades federais terem ampliados as ofertas de vagas, o sistema de vestibular continua o mesmo, portanto privilegiando o aluno da escola particular, que na última avaliação do ENEM, mostrou estar anos-luz na frente das escolas públicas. Mesmo aquelas universidades que implantaram o sistema de cotas para negros e pontuação superior para quem veio da escola pública, não conseguem ajudar o aluno realmente carente. Isso porque esse aluno veio de um ensino muito fraco e, ainda tem outras prioridades para se preocupar antes do estudo ( a sua sobrevivência, por exemplo).
    O governo federal deve fornecer os meios para que cursinhos preparatórios, de qualidade, possam ser oferecidos aos alunos carentes, na sequência do segundo grau, através do Fundeb. Esse fundo também deve permitir que prefeituras, governos estaduais e entidades sérias, possam criar esse cursinhos com a mesma qualidade dos cursos pré-vestibulares pagos. Essa foi uma proposta de projeto de lei que enviei ao companheiro Vaccarezza.

    ResponderExcluir