Páginas

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Por que tanto medo?

A bancada do PT na Assembléia Legislativa de São Paulo conseguiu as 32 assinaturas necessárias para a instalar a CPI da linha 4 do Metrô. A finalidade é apurar, com isenção, as responsabilidades pela tragédia que ocorreu na futura estação Pinheiros.

O passo seguinte é convencer o presidente da Assembléia - responsável pela pauta –a colocar a matéria na ordem do dia para ser votada (a aprovação definitiva de uma CPI, fora da ordem cronológica, depende de votação de maioria absoluta em plenário). Tem um detalhe: o presidente é do PFL, apóia o governador e, portanto, não tem nenhum interesse na matéria.

Os deputados estaduais governistas – apoiadores de José Serra - trabalham contra a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito. No governo Alckmin, foram mais de 70 CPIs arquivadas. Tudo continua como antes. Assim como no governo passado, eles tentam barrar de todas as formas qualquer tipo de investigação por parte da oposição.

Como diz a canção de Cássia Eller: “Mudaram as estações, nada mudou...”.

Somente uma forte pressão da opinião pública poderia amedrontá-los - sem pressão popular não haverá CPI séria no parlamento paulista, para esta ou para outras matérias.

2 comentários:

  1. Os companheiros parlamentares que tem assessor de imprensa, devem procurar pautar na mídia o assunto dessa CPI do Metrô. Fora isso, panfletar as estações de Metrô, procurando sensibilizar os usuários dos riscos que eles poderão ter se caso usem a linha 4.
    Enfim, é hora de mobilizar!

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente. Só a sociedade mobilizada é capaz de mudar esta situação. O grande problema que vivenciamos hoje em nosso Estado é a blindagem da imprensa ao governo do PSDB. Esse não é o papel de uma imprensa séria, isenta e imparcial. Para que a sociedade possa "acordar" dessa manipulação é preciso democratizar os meios de comunicação, criando espaços de debate e fóruns < o blog é um exemplo > de discussão dos problemas que afetam a nossa realidade. Parabéns João Antônio pela sua iniciativa!

    ResponderExcluir