Páginas

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Documentário celebra Semana de 22

Do Jornal Folha de São Paulo (Gabriela Longman)

Se o controle da TV busca insistentemente escapar de "Rebelde" ou do "Jornal Nacional", uma boa opção para a noite de hoje é o documentário que a TV Cultura exibe em homenagem aos 85 anos da Semana de Arte Moderna. Primeiro de uma série de especiais sobre o tema (exibidos de hoje a sexta-feira), o programa traz depoimentos de participantes, textos emblemáticos e imagens de São Paulo naqueles "outros tempos".

Com edição dinâmica -raridade em documentários no gênero-, o especial perpassa os principais acontecimentos que precederam a Semana, mas que já davam indicativos da transformação em curso: a chegada de Lasar Segall ao Brasil, a exposição de Anita Malfatti em 1917 e as reuniões no apartamento de Oswald de Andrade da rua Libero Badaró.

O programa permite entrever o impacto de "Paulicéia Desvairada" sendo recitada para uma platéia "romântica e passadista" do Teatro Municipal (seria diferente hoje?), mas deixa de dar devida importância a figuras emblemáticas do período, como Paulo Prado.

Nos dias subseqüentes, os especiais tratam especificamente da obra de Mário de Andrade, Victor Brecheret, Menotti Del Picchia e Oswald de Andrade. Com certa nostalgia, sim, vale a pena mudar de canal e lembrar destes "Rebeldes" de outrora.
--------------------------------------------------------------------------------

SEMANA DE ARTE MODERNA
Quando: hoje, às 20h
Onde: Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário