Páginas

domingo, 11 de fevereiro de 2007

Pura fantasia

Na tentativa apressada de reparar os danos causados pela perda de controle do prefeito Kassab no episódio do senhor Kaiser Paiva, uma reportagem de hoje (11) do Jornal da Tarde 'compra' a fantasiosa tese da assessoria da Prefeitura segundo a qual "a saúde está mudada". E cita justamente as unidades de Assistência Médica Ambulatorial (AMAs) - foi numa delas que Kassab atacou Kaiser aos gritos, xingamentos e empurrões. A imagem mostrada pela TV era exatamente a de um local cheio de pessoas na fila, mesmo com o prefeito por lá. E era uma AMA que estava sendo inaugurada...

A matéria do JT foi muito além do razoável ao 'reproduzir' o que pensa a administração municipal em matéria de saúde, e não o que vivem os cidadãos paulistanos: "Elas (as AMAs) ajudam a desafogar as UBSs, mas seu maior impacto se sente nos hospitais. As cenas de prontos-socorros lotados, de fileiras de macas nos corredores e de gente gripada disputando a atenção dos médicos com pacientes baleados ou enfartados estão desaparecendo da rede municipal", diz o jornal.

Onde se viu essa fantasia? As redes estadual e municipal de saúde caminham para um colapso, e isso é simples de constatar: basta passar em frente a qualquer posto ou hospital público da referida rede. A regra é a fila e atendimento de péssima qualidade. As matérias na imprensa - tirando essa do JT - se multiplicam mostrando o descaso com os pacientes. E a inépcia do poder público.

No caso das AMAs, o sistema é o mesmo dos hospitais ditos "sem fins lucrativos", que o Estado passa ao controle de entidades batizadas de Organizações Sociais de Saúde (OSS). Em muito casos, não passa de entrega da responsabilidade pública a entidades sem qualquer controle governamental sobre os recursos repassados.

Este, enfim, é o quadro na saúde municipal: caos que está à vista de todos. Todos que querem ver.

Um comentário:

  1. Essa reportagem também aparece no Jornal o Estado de São Paulo. Evidentemente eles (os dois periódicos) tentam convencer as pessoas que não são usuários do sistema de saúde público, que são os leitores deles na sua grande maioria, que a "saúde" melhorou. É pessoal, a campanha para a prefeitura já começou. E com mentiras!

    ResponderExcluir