Páginas

sábado, 24 de fevereiro de 2007

Depois de 12 anos de governo tucano...

O Jornal da Tarde de hoje (23) publica uma matéria que permite um balanço real do que foi a política educacional do PSDB no Estado de São Paulo nos últimos 12 anos. Veja:

“Aos 17 anos, a estudante Renata Santos Emídio da Silva tomou uma atitude incomum em outubro do ano passado: apesar de freqüentar a escola e ter boas notas, decidiu que queria ser reprovada na 3ª série do colégio. Com isso, entrou para a estatística dos 262.960 alunos reprovados em 2006. Ao todo, 1,6 milhão de jovens cursam o ensino médio na rede estadual.

O grande número de alunos reprovados tem assustado a Secretaria de Estado da Educação. E o pior é que o índice está crescendo. Em 1998, a taxa era de 3,6%. Agora está em 17,8%. Para reverter esse quadro, a secretaria está preparando mudanças na grade curricular para 2008.

'Decidi que queria ser reprovada porque simplesmente não tinha aula. Os professores faltavam muito e, em outubro, percebi que não sabia nada de novo em relação ao ano anterior. Prefiro ter esperanças de que neste ano eu vá aprender', justifica Renata, que mora e estuda no Jardim Lapena, bairro pobre da Zona Leste.

A taxa de reprovação é alarmante, segundo a secretária estadual da Educação, Maria Lúcia Vasconcelos. Segundo ela, a reprovação é mais grave que o abandono - que vem caindo -, já que 51% dos reprovados perderam o ano por faltas. Eles ultrapassaram as 50 faltas ao ano permitidas pela Lei de Diretrizes e Base. Aos 17 anos, a estudante Renata Santos Emídio da Silva tomou uma atitude incomum em outubro do ano passado: apesar de freqüentar a escola e ter boas notas, decidiu que queria ser reprovada na 3ª série do colégio. Com isso, entrou para a estatística dos 262.960 alunos reprovados em 2006. Ao todo, 1,6 milhão de jovens cursam o ensino médio na rede estadual”.

NÚMEROS
1,6 milhão
são os alunos no Ensino Médio
127 mil
foram reprovados em 2006 na 1ª série do Ensino Médio
81,4 mil
foram retidos na 2ª série
54,5 mil
são os reprovados no último ano

Não precisa dizer mais nada, os números falam por si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário