Páginas

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Os ratos tomam conta da cidade

O Jornal da Tarde de hoje (19) publica uma matéria que julguei interessante comentá-la aqui no blog. Veja:

"Do mais pobre ao mais rico, nenhum bairro de São Paulo escapou da leptospirose no ano passado. Foram 273 casos da doença transmitida pela urina do rato distribuídos por todas as subprefeituras, incluindo áreas carentes como Parelheiros e nobres como Vila Mariana. O número de mortes cresceu 36% em relação a 2005 e chegou a 41.

O aumento da letalidade da doença, segundo o Programa de Controle de Roedores, teria três causas principais: o aumento do número de ratos, um novo grupo de risco e a qualificação de médicos para identificar o problema, o que teria permitido que mais casos fossem conhecidos.

De cada cem imóveis da Capital, 22 têm ratos. O número é resultado de uma pesquisa realizada em julho passado em 17 mil endereços espalhados por toda a área urbana. Em 2005, a primeira consulta sobre o tema apontou exatamente metade desse número".

Ainda ontem eu postei uma matéria mostrando que a Prefeitura de São Paulo mantém R$ 3 bilhões aplicados no mercado finaceiro. O que o prefeito está esperando para gastar este dinheiro? Com exceção de algumas avenidas que estão sendo recapeadas, o restante da cidade está completamente abandonada: nas praças o mato e o lixo tomam conta, os bueiros estão entupidos e nas ruas o lixo se acumula por falta de varrição.

Não podia ser diferente: o resultado é a proliferação de ratos em toda a cidade e a conseqüente epidemia de leptospirose.

Na Câmara e aqui no blog, tenho alertado os órgãos competentes da administração municipal para o tema, mas nada de concreto tem sido feito para, pelo menos, amenizar o problema.

Talvez estejam esperando a proximidade das eleições para gastar o dinheiro público em factóides midiáticos na tentativa de ludibriar o povo e assim tentar permanecer no poder por mais quatro anos.

Um comentário:

  1. Interessante essa pesquisa... de cada 100 casas, 22 tem ratos. Só não falaram pros ratos ficarem confinadas nessas 22 casas, porque eles andam e logo estão nas outras 78 casas!
    É uma pena que o povo está sentindo na pele o resultado da eleição Serra-Kassab, através das picadas de insetos que proliferam nos terrenos públicos abandonados, assim como através das doenças que os ratos espalham em todas as casas!

    ResponderExcluir