Páginas

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Carta Maior: o IPT e o 'choque de gestão' tucano

Indico a leitura de uma reportagem que está no site da Agência Carta Maior sobre a situação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) sob a gestão dos tucanos. O título não deixa dúvidas quanto aos riscos que a instituição pública corre desde que o PSDB assumiu o governo: IPT, um centro de excelência vitimado pelo “choque de gestão”.

O texto fala sobre a "adaptação do IPT" aos ditames do mercado a partir do governo Mário Covas, problema este que tem se acentuado nos últimos anos. Representantes dos funcionários do órgão temem pela 'independência política' deste. O IPT - atualmente ligado à secretaria controlada pelo vice-governador Alberto Goldman - é responsável pela elaboração do laudo que indicará as causas do acidente na linha 4 (Amarela) do Metrô paulista, ocorrida em janeiro passado.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Um comentário:

  1. Uma lei, de âmbito estadual ou federal, deveria transformar o IPT em Fundação, para que esse instituto tivesse independência e autonomia. Dessa forma, os laudos técnicos e estudos que o IPT realiza, teriam isenção e seriam confiáveis. A mesma lei, obrigaria o governo a destinar, de forma compulsória, uma verba anual e que seria atualizada conforme os índices financeiros (IGP, etc). Isso para que o instituto tivesse também a independência econômica que ele precisa. Caso isso não aconteça, os laudos técnicos emitidos pelo IPT, ficarão sob suspeita e não serão confiáveis.

    ResponderExcluir