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segunda-feira, 9 de abril de 2007

Qualificar nunca é demais

Do Jornal da Tarde

O aluno que lê e escreve bem desde cedo tem melhor poder de síntese e compreende com mais facilidade qualquer disciplina

Um total de 55% das crianças terminam a 4ª série do Ensino Fundamental sem saber ler e escrever, segundo dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2005. Isso acarreta problemas de interpretação que muitas vezes são carregados até o Ensino Médio. Com a intenção de preparar o educador para que ele possa melhor desenvolver a capacidade de leitura e escrita em sala de aula, Silvia Carvalho, coordenadora executiva do Instituto Avisa Lá, elaborou o projeto Além das Letras.

JT: No que consiste o programa Além das Letras?

Silvia Carvalho: Em apoiar as secretarias municipais para formar melhor os professores na área de leitura e escrita. Nosso conteúdo é gratuito e pode ser acessado online de qualquer lugar do Brasil. Uma vez por ano fazemos um seminário e discutimos os acertos e melhorias. O programa capacita coordenadores, que passam seu conhecimento aos professores, que por sua vez aplicam o que aprenderam com os estudantes em sala de aula. Leia mais

Um comentário:

  1. O aluno que se interessa pela leitura, aprende mais facilmente do que aqueles alunos que não se interessam. Mas o que fazer para despertar o interesse deles? Oferecer livros de autores nacionais? Não é uma boa tática! Se os professores da lingua portuguesa soubessem como a leitura de quadrinhos faz milagres nos alunos desinteressados... . Esses professores só devem ter critérios ao oferecer estórias em quadrinhos para eles. Conheço experiencias nesse sentido que deram certo e despertou o interesse dos alunos pela leitura. Depois que esses alunos aprenderam a ler, e bem, outros livros foram oferecidos e aí, a receptividade foi boa!

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