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segunda-feira, 16 de abril de 2007

The Economist, Veja e a estabilidade

Depois da conceituada revista inglesa The Economist reconhecer a solidez econômica do Brasil, foi a vez de Veja render-se aos fatos. Em reportagem especial e em editorial, a publicação do Grupo Abril desta semana diz, textualmente, que "os sinais positivos emitidos pela economia e pela sociedade brasileira não são apenas para inglês ver. São avanços reais e verificáveis. A estabilidade tornou-se um patrimônio da sociedade, e isso é amplamente percebido e valorizado. O Brasil tornou-se confiável".

Nada mal para uma publicação que durante as eleições de 2006 exerceu amplamente seu direito de dizer o que bem entendia do atual governo - tendo-se portado muito mais como um apêndice da candidatura do tucano Geraldo Alckmin do que como veículo de informação. Essa percepção não foi propriamente dos apoiadores da candidatura Lula, e sim de organismos independentes que acompanharam o processo eleitoral. A 'medição' das reportagens "negativas" e "positivas" às duas candidaturas era francamente desfavorável a Lula, segundo diversas instituições de observação da mídia brasileira.

A propósito disso, basta consultar as edições de Veja durante a campanha que, dentre outras coisas, repetia um dos bordões do candidato da oposição - segundo o qual "o Brasil estava no rumo errado, não crescia, não aproveitava o cenário externo".

Isso que Veja agora reconhece foi percebido pela população quando deu seu voto de confiança no governo do presidente Lula e concedeu-lhe um segundo mandato.

Um comentário:

  1. João Antonio, o Brasil começou a mudar desde o dia que os Brasileiros elegeram Lula Presidente pela primeira vez. Naquele monento enterramos a histórica visão ultrapassada de se governar para alguns.

    Foi pensando nisso que Lula criou o lema: BRASIL, UM PAÍS PARA TODOS. Lula recebeu o país com o grau de desconfiança altíssimo, o Risco Bralil estava nos 2.400 pontos, hoje está na casa de 150.

    Tudo isso é percebido pela população em geral. Só que, quem tem a função de informar e divulgar não faz sua parte. Somente agora com publicações estrangeiras invadindo mercado, que nossa (nossa não) mídia timidamente começa a tratar do assunto com a seriedade que precisa.

    Não sei se agradeço por essas publicações dessa nídia conservadora ou se ignoro. O caso é que se publicar vende mais, e se vende mais ganha mai$. Só sei que o Brasil está no rumo certo. Continue trabalhando Lula do PT.

    Henrique - São Paulo

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