Páginas

segunda-feira, 30 de abril de 2007

O negócio é arrecadar

Do O Estado de S. Paulo, hoje:

Mais 22 mil imóveis vão pagar IPTU

Capital ampliou perímetro urbano em 47 km² trazendo um aumento de R$ 17 milhões na arrecadação municipal

Alexssander Soares e Rodrigo Pereira

"Congelado desde 1969, o perímetro urbano do município de São Paulo foi ampliado em 47 quilômetros quadrados no fim do ano passado. Com isso, cerca de 70 mil imóveis - 57 mil residenciais e 13 mil comerciais ou industriais - foram incorporados ao cadastro da Prefeitura. Caso não se enquadrem nos limites legais de isenção - o que é caso de 48 mil deles -, terão de passar a pagar Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A revisão do perímetro urbano vai atingir principalmente contribuintes com imóveis e galpões industriais na zona norte da cidade, localizados ao longo dos corredores de saída das Rodovias Bandeirantes e Anhangüera, e em pontos da zona leste, como no entorno da Avenida Jacu-Pêssego.

Até o decreto publicado em dezembro pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM), os donos desses imóveis eram isentos da cobrança de IPTU, por sua localização fora do perímetro urbano. Os imóveis eram considerados rurais e só pagavam Imposto Territorial Rural (ITR) para a Receita Federal. Em 2005, o órgão tinha 7.290 imóveis rurais cadastrados na cidade, que recolheram R$ 852 mil em ITR".

Clique aqui e leia matéria completa.

Comentário: os contribuintes esperam que a Prefeitura seja mais 'realização' e menos 'tributação'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário