Páginas

domingo, 15 de abril de 2007

No Brasil, 128 mil leis são ‘inúteis’

Do Jornal da Tarde

Pesquisa da Casa Civil mostra que, de 181 mil normas legais, só 53 mil estão em vigor. A cada legislatura, número cresce. Comissão quer eliminar leis obsoletas e inconstitucionais

O Brasil é um País de muitas leis. O ordenamento jurídico tem 181.318 normas legais, segundo a Subchefia para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência. Desse universo, porém, 53 mil leis estão realmente em vigor. Há um pouco de tudo: leis que colidem com a própria Constituição, outras já foram revogadas, algumas que o tempo tornou obsoletas e tantas outras que servem apenas para confundir.

O pior desse cenário é que elas não param de ser produzidas. Diante da pressão do eleitorado por serviço, deputados e senadores estão sempre redigindo mais leis. Só na última legislatura foram aprovadas 14 emendas constitucionais, 8 leis complementares, 762 leis ordinárias e 3.687 decretos legislativos. “Se cada deputado aprovar duas leis por ano, teremos mais de mil leis”, observa o deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP).

Ele comanda na Câmara uma frente para transformar essa confusão jurídica em ordenamento. A idéia é eliminar normas que contradizem a Constituição ou já foram alvo de ação direta de inconstitucionalidade. Também serão suprimidas leis que, com o tempo, ficaram naturalmente ultrapassadas. A Câmara Municipal paulistana e a Assembléia Legislativa paulista adotaram iniciativas semelhantes para reduzir leis da Capital e Estado. Leia mais

Um comentário:

  1. O problema é que quando você trata de leis, quase nunca os envolvidos são apenas juristas ou especialistas em leis e códigos legislativos. Uma lei sempre afeta um subsistema social e portanto deve ser discutido com amplitude. Espero que o Vaccarezza, na cordenação desse trabalho, não esqueça disso!

    ResponderExcluir