Páginas

quarta-feira, 25 de abril de 2007

Padrão tucano na Educação

O governo da ex-prefeita Marta Suplicy nunca construiu "escolas de lata", mas os tucanos repetiram o tempo todo uma mentira para proteger o ex-prefeito Celso Pitta, o verdadeiro criador das chamadas "escolas de latinha" na Prefeitura.

No Estado, os tucanos criaram - e ainda mantém - "latão". Mas eles se encarregaram de inventar um tal "padrão Nakamura" para o que não passa de uma escola "de latão". Os especialistas não reconhecem o tal "padrão", mas a tucanagem continua falando em 'qualidade' nessas escolas do terror. O Estado ainda mantém 76 escolas nesse estilo e anuncia que não vai acabar com elas.

Hoje o Jornal da Tarde traz uma matéria mostrando o que o governador José Serra resolveu fazer das escolas "de latão" do Estado:

'Latão' recauchutado

Sempre tidas como temporárias, as escolas estaduais metálicas serão perpetuadas após uma ‘reciclagem’

"Em vez de construir novas unidades de alvenaria com a estrutura mínima para o bom funcionamento de uma escola, o governo estadual optou por simplesmente 'recauchutar' seus 76 colégios de 'latão'.

Entre licitações do final da gestão Cláudio Lembo (DEM, antigo PFL) e processos abertos neste começo de ano, a administração do governador José Serra (PSDB) vem contratando obras para atenuar os problemas dos estabelecimentos de ensino feitos no modelo 'Nakamura'. São galpões metálicos pré-fabricados, com péssima acústica, iluminação deficiente e calor excessivo - tanto no verão como no inverno -, segundo alunos ouvidos".

Noutro trecho da reportagem assinada por Arthut Guimarães, o JT mostra o que significa o tal modelo Nakamura dos tucanos: "Os imóveis são como armazéns de estudantes, apertado, com salas coladas umas às outras, normalmente sem espaço para bibliotecas, locais para lazer, e em terrenos sem capacidade para receber quadras poliesportivas".

Clique aqui e leia a matéria completa.

Traduzindo: o Serra entende que não basta o abandono total da Educação. Acha que é possível 'piorar', perpetuando algo de péssima qualidade.

2 comentários:

  1. Primeiro) Vamos recordar que as escolas de lata foram construídas pelo Pitta, porque o governo do estado, na época tucana do Mario Covas, passou milhares de alunos para a prefeitura sem que essa tivesse tempo de construir escolas apropriadas.
    Segundo) Nesses galpões que os tucanos chamam de escola, eles ainda pretendem colocar dois professores ao mesmo tempo. Lógico, um deles seria apenas meio professor pois seria auxiliar do primeiro. Olha a proposta pedagógica dos tucanos... aulas com 1,5 professor!

    ResponderExcluir
  2. Aonde vai parar esse desmando dos tucanos, principalmente na educação? Com o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) lançado pelo Presidente Lula ontem, os estados que apresentarem melhor resultado é que vão receber mais verbas.

    Pelo jeito São Paulo vai ficar de fora. Os tucanos não teem interesse que a população aprenda, porque se as pessoas sabem e conhecem seus direitos cobram mais, como o Governador José Serra não quer ser importunado. Fica assim.

    Não, não, não é verdade que eu penso que nós paulistas e paulistanos vamos permanece sob esse pesadelo de administação tucana a vida toda. CHEGA! Nas próximas eleições vamos aposentar esses destruidores sociais.

    Henrique - São Paulo

    ResponderExcluir