Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2007

Saúde: a 'terceirização' se alastra na cidade

Agora de forma acelerada, o famigerado Plano de Atendimento à Saúde (PAS) do ex-prefeito Paulo Maluf vai dando as caras de novo em São Paulo. A julgar pelo ritmo das terceirizações da saúde municipal patrocinadas pela gestão Serra/Kassab, São Paulo assistirá em breve ao retorno completo ao sistema que provocou o caos em toda a rede municipal de saúde nos anos de 1990. O disfarce usado para a privatização dos serviços públicos atende pelo nome de Organizações Sociais de Saúde (OSS) - classificadas legalmente como "sem fins lucrativos".

Em matéria publicada hoje, o Jornal da Tarde anuncia que o prefeito Kassab pretende levar à frente um plano do ex-prefeito Serra de "ampliar" (eles adoram anunciar 'ampliação') o atendimento de saúde - terceirizado, entenda-se bem. Será por meio da construção de mais postos da Assistência Médica Ambulatorial (AMA).

TENTÁCULOS - O governo municipal anuncia que os tentáculos das OSS devem crescer ainda mais, segundo a reportagem do Jornal da Tarde que trouxe hoje o assunto da "ampliação" das AMAs na Capital. Veja o trecho no qual a prefeitura confirma o interesse em acelerar a 'privatização' da saúde municipal a partir deste ano:

"Kassab também vai anunciar um novo tipo de parceria com as organizações sociais, que já administram as AMAs e cuidam da triagem em hospitais municipais. As organizações sociais também vão assumir os serviços de algumas especialidades em toda a Cidade, nas quais sejam referência. Num dos formatos em estudo, o parceiro poderá centralizar o atendimento de pacientes de câncer, por exemplo, em um hospital, e depois encaminhá-los a quatro AMAs, espalhadas pelas regiões da Cidade, para acompanhar o pós-operatório".

Clique aqui para ler a reportagem completa do JT.

Todo mundo em São Paulo sabe onde foi parar aquela história do PAS...

3 comentários:

  1. Privatização, terceirização, enrolação, doação, enganação - essa turma gosta mesmo do 'ão'. Lembra até um comercial de jornal que fala do 'ão'...

    ResponderExcluir
  2. Isso aí é um novo PAS mesmo, pode crer! Esses caras estão tirando uma com a cara do povo de são paulo. tenho até nojo de ouvir falar em tucano.

    ResponderExcluir
  3. E o concurso público, exigência constitucional, foi pro espaço?!

    Não é melhor concurso público, que seleciona pessoas de modo justo e imparcial?

    Quando entra OSCIP, terceirizados, é mistura do público com o privado, não cai bem na digestão...

    E quem passa mal no final sempre é o povo...

    ResponderExcluir