Páginas

sábado, 21 de abril de 2007

"O Serra pega uma carona no PAC", afirma Rui


Por Djair Galvão

AINDA O GOVERNO SERRA, PAC E INVESTIMENTOS

A terceira parte da entrevista exclusiva do deputado estadual Rui Falcão (PT) ao blog. Desta vez ele fala sobre a fixação do governador Serra na idéia de disputar de novo o Palácio do Planalto, afirma que o tucano "pega uma carona no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo Lula)", avalia que São Paulo perdeu capacidade de realizar investimentos - e que esta poderia ser 'retomada' se o governo do Estado tivesse interesse em trazer os recursos do PAC para São Paulo.

BLOG – Como o senhor avalia as especulações sobre as pretensões pessoais do governador? Ele governa apenas de olho na idéia de um dia voltar a disputar a Presidência?

RUI – Eu defini isso numa frase simples: Serra está governador, mas é candidato permanente à Presidência da República. Agora inclusive a propósito de extinguir a reeleição, que tinha sido uma proposta estrutural na história do PT e que foi uma mudança casuística promovida pelo Fernando Henrique até com denúncia de compra de votos, ela agora está sendo apoiada pelos tucanos, aparentemente não por convicções estritamente democráticas, mas por interesses de composição. Há quem diga que existe um acordo cronológico: o Serra, por ser mais velho, teria a primazia para disputar a eleição de 2010, tendo Aécio como vice, e não tendo mais a reeleição, ele faria do Aécio seu sucessor. Claro que isso não foi combinado com os russos, nem com Alckmin e nem com os outros pretendentes. Do ponto de visto do PT, e essa questão vai ser bastante debatida, eu acho que nós deveríamos retomar a nossa tese antiga de não ter reeleição em nenhum nível, de ter a renovação mesmo, aumentar o mandato presidencial para cinco anos, mas todos os mandatos seriam de cinco anos também. E acabar com esse absurdo do mandato de oito anos de senador.

BLOG – Para finalizar sua avaliação do governo Serra, lembramos que o governador Geraldo Alckmin foi 'exímio anunciador' de investimentos e de obras que nunca se cumpriram. O Serra vai na mesma linha, anunciando mais investimentos no Estado. O Estado tem capacidade de fazer esses investimentos ou é mais um balão de ensaio do atual governo?

RUI – São Paulo precisa de novos investimentos para retomar seu desenvolvimento, para poder cuidar um pouco do desenvolvimento regional que foi totalmente abandonado – as vocações regionais não são tratadas com atenção. E agora nós temos o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo Lula, que permite, sim, ao Estado contrair uma série de investimentos nas áreas de saneamento, habitação e de infra-estrutura, e o presidente Lula não está fazendo distinções. Diferentemente do ex-presidente Fernando Henrique, que tratou os dois primeiros anos do governo da prefeita Marta a pão e água. Tendo projetos e tendo avaliação criteriosa por parte do governo federal, nós poderemos ter muitos investimentos em São Paulo. Por exemplo: o secretário do Meio Ambiente de São Paulo pretendia retirar 30 mil famílias da ára da represa Guarapiranga sem qualquer planejamento de onde colocá-las. Agora não, o governo federal discute uma política para as represas Billings e Guarapiranga e para a Serra do Mar, priorizando investimentso em habitação, com a urbanização de favelas para retirar essas famílias de área de risco, para a recuperação de mananciais, e principalmente no saneamento básico. A Sabesp, com todo o seu poderio e sendo uma das maiores empresas de saneamento do mundo, trata apenas pouco mais de 30% dos esgotos da Capital. Polui o Tietê, polui o Pinheiros, quando ela não dá conta da sua atividade-fim, que é coletar esgotos, ter água de qualidade e tratar também os esgotos.

BLOG – O Serra tenta pegar uma 'carona' no PAC?

RUI – Ele está fazendo gentileza com chapéu alheio, como se diz em linguagem popular. Ele pega carona no PAC. Existe um dado que o governo Lula precisa observar é o seguinte: em vários estados falta capacitação, muitas vezes, para elaborar e apresentar projetos. São Paulo já é um Estado mais desenvolvido nesse aspecto, apesar dos governos tucanos terem liquidado com os órgãos de planejamento. Fica mais fácil capturar investimentos aqui do que em alguns estados. Alguns ministérios estão destacando equipes para ajudar outros estados a apresentarem projetos e se credenciarem aos investimentos. Mas há uma 'pegada de carona visível' do Serra e até hoje o governador não apresentou uma programação de investimentos com começo, meio e fim para São Paulo, como fez o presidente Lula com o PAC.

Na próxima postagem, governo Lula e o PT.

4 comentários:

  1. O Serra pega carona até em proposta do Mercadante, naquela história da pulseira com chip para criminoso...

    ResponderExcluir
  2. É como diz o Paulo Henrique Amorim no site dele: Serra é o "presidente eleito", hehehe. Não governa aqui e só pensa em Brasília, embora não esteja lá e nem aqui...

    Bruno

    ResponderExcluir
  3. Essa coisa de anunciar investimentos e não cumprir é outra coisa que está no DNA tucano, como de resto o que eles fazem. Só se cumpriu até aqui o engavetamento de CPIs.

    ResponderExcluir
  4. Sérgio Souza, Guarulhos23 de abril de 2007 às 14:35

    O Serra não tá nem aí para São Paulo. Só a maior parte do povo de SP que não notou ou fez de conta que não sabia quando votou nele. Eu não votei!

    ResponderExcluir