Páginas

domingo, 22 de abril de 2007

Não concordo

O presidente do Diretório Nacional do PT, o deputado Ricardo Berzoini, disse: “A democracia direta precisa passar pelo do crivo do Congresso”.

A frase foi dita pelo deputado em um contexto em que se discutiam mecanismos para fortalecer a participação direta do povo através de plebiscito.

Sou favorável a instituir em nosso ordenamento jurídico normas que facilitem a participação direta do povo nas decisões de temas relevantes para o interesse da nação.

Enquanto dependermos dos deputados e senadores, quase todos corporativistas, o povo continuará sendo excluído das grandes decisões que envolvem os interesses nacionais.

Por isso, sou favorável à inclusão na ordem jurídica que, além do Congresso, o próprio povo (2% do eleitorado distribuído em todos os estados da federação, por exemplo) possa convocar plebiscito em nosso país.

Um comentário:

  1. Concordo com o companheiro João Antonio! O congresso nacional foi eleito pelo povo para representa-lo, mas isso não quer dizer que o congresso deve afastar o povo da participação política. Quando o povo quer, ele institui um plebiscito. Porque é mais fácil manobrar 500 deputados do que enganar 170 milhões de brasileiros!

    ResponderExcluir