Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2007

Pedágio: Serra manda Kassab retirar projeto


Os leitores do blog acompanharam aqui, desde o final do ano passado, as diversas notas que publiquei sobre o empenho da bancada do PT para impedir a aprovação do projeto de lei 701/05 - que criava o Pedágio do Serra nas marginais do Tietê e do Pinheiros.

Ontem, o prefeito enviou à Câmara Municipal uma mensagem "retirando" o referido projeto. A ordem foi dada pelo próprio Serra, que desejava implantar na cidade o primeiro pedágio urbano do país. As reações negativas à medida foram a principal motivação. As desculpas sobre as 'dificuldades técnicas' para a implantação do pedágio - usadas pelos governos estadual e municipal para para o recuo na medida - também pesaram. É que ninguém sabia, principalmente os 'planejadores do discurso tucano', como seria na prática a criação de mais um pedágio no Estado.

Não havia estudos técnicos - nada sobre impacto ambiental, custos ou previsão de quantos veículos utilizariam as vias pedagiadas desejadas por Serra na cidade. Os secretários dos governos do Estado e da Prefeitura, quando participaram de debate na Câmara sobre o assunto, simplesmente responderam "não sabemos" para praticamente todas as questões levantadas pelos vereadores - isso em fevereiro passado.

DE OLHO - O 'recuo estratégico' do governador na pessoa do seu Secretário Para Assuntos da Capital - Kassab - veio na forma de outro projeto que 36 vereadores aprovaram ontem aqui na Casa: o PL 503/06, que cria o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e a Companhia São Paulo de Parcerias (SPP). O PT votou contra a medida, pois entende que é através dela que o governo pretende viabilizar seus projetos sem consultar o Legislativo. O projeto ainda precisa passar por uma segunda votação na Câmara.

Falei ontem em plenário sobre a necessidade de rejeição do PL das PPPs e da SPP por entender que se trata de "um cheque em branco" que os governos Serra/Kassab querem para desconsiderar a Câmara Municipal no tocante a obras que envolvem grande volume de recursos. É aí que mora o perigo: eles podem voltar com a idéia do Pedágio do Serra nas marginais. Eles não se conformam com a reação dos vereadores e da população à criação do pedágio como foi idealizado por Serra - ainda mais os tucanos que têm verdadeira fixação por pedágios...

Portanto, é ficar alerta e lutar pela rejeição desse PL, que representará mais um passo rumo à total privatização da cidade de São Paulo. Basta lembrar o modelo de PPP implantado pelo ex-governador Alckmin no Metrô, que deu num desastre sem precedentes e redundou em enormes prejuízos ao Estado e ao povo de São Paulo.

Na verdade, os tucanos entendem "parceria" como "parceria dos consórcios com o dinheiro público". Esse é o espírito desse PL e da tal "companhia de parcerias".

3 comentários:

  1. Que outra pessoa poderia mandar no Kassab senão aquele que lhe deu a prefeitura de mão beijada e com um pé atrás?

    Abraço!

    Armando

    ResponderExcluir
  2. Esss tucanos e seus aliados naõ dão um ponto sem nó. Inventam que retiraram o projeto, mas podem fazer algo pior. É só esperar, ou melhor, é melhor não esperar...

    ResponderExcluir
  3. Essa relação Serra/Kassab segue o ditado:" Manda quem pode, obedece quem tem juízo".

    ResponderExcluir