Páginas

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Câmara tem o dever de investigar ONGs

O caderno Metrópole do jornal O Estado de S. Paulo desta sexta-feira (20) informa que o prefeito Gilberto Kassab (DEM, ex-PFL) "deve investigar ONGs" - a propósito de matéria de ontem (19) da Folha de S. Paulo sobre os repasses irregulares de recursos da prefeitura para Organizações Não-Governamentais no programa CapacitaSampa. Somente 4.654 alunos dos 6.600 jovens inscritos no programa receberam treinamento ministrado por dez ONGs, mas estas receberam pelos 'fantasmas'. Houve, na prática, o desvio de dinheiro público para essas organizações, muitas das quais ligadas politicamente aos tucanos.

Na matéria do Estadão, Kassab saiu-se com uma afirmação no mínimo típica da Desculpobras: "Uma denúncia destas exige investigação. Se houver erros na administração dos recursos, os responsáveis serão punidos". Ora, então o prefeito não sabia que os contratos assinados pela prefeitura favoreciam o desvio de recursos? E se quer realmente que o assunto seja investigado, que não atrapalhe a ação da Câmara Municipal que, com certeza, tem interesse no assunto.

SUGESTÃO - Outra coisa: o título da matéria do Estadão é Kassab deve investigar ONGs. Eu sugeriria que o título fosse 'adaptado' ao papel da Câmara Municipal e passasse a ser Câmara deve investigar as ONGs. Trata-se de mais um escandaloso caso de desvio de recursos da prefeitura para beneficiar pessoas ligadas aos tucanos e aliados - conforme revelou a Folha na edição de ontem.

O Boletim PT Câmara SP informa que a bancada do PT na Câmara Municipal entrega hoje ao Ministério Público uma representação contra o prefeito Kassab e o secretário do Trabalho, Geraldo Vinholi, "para que eles sejam responsabilizados civil e criminalmente pelas irregularidades denunciadas pela imprensa no programa CapacitaSampa".

Vale lembrar que a proliferação das ONGs dá margem ao uso político dessas organizações - como a Folha constatou -, além dos prejuízos aos cofres públicos. E a Câmara não pode se omitir diante dessa vergonhosa ação do governo municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário