Páginas

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Nassif diz que visão de futuro de FHC era 'pouca'

O Terra Magazine, comandando pelo jornalista Bob Fernandes no Portal Terra, traz uma longa entrevista com o também jornalista Luís Nassif na qual ele desmonta a lógica 'do acerto total' propalada pelos economistas que criaram o Plano Real, em 1994. "O ponto objetivo é que eles eram ou os banqueiros ou se tornaram sócios dos banqueiros", diz Nassif na entrevista, para completar o raciocínio segundo o qual - com o Real - os economistas ligados aos tucanos "buscavam enriquecer".

Num dos trechos, o jornalista é direto ao atribuir ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso o fracasso na condução da política econômica depois da implantação do Real: "O país estava pronto para dar o grande salto da economia fechada para uma economia de integração competitiva. E isso foi jogado fora com a apreciação cambial da saída do Real, de julho de 1994. Segundo as minhas investigações, não foi um erro técnico. Foi uma operação de mercado que resultou em um desastre mais adiante. E depois houve a perpetuação desse erro por conta de um presidente vacilante e com pouca visão de futuro".

Ele cita bancos, banqueiros e gente graúda ligada historicamente ao tucanato que ganhou muito mais dinheiro do que os banqueiros da época do ex-ministro da Fazenda no governo provisório do Marechal Deodoro (1889-1891), o célebre Rui Barbosa - famoso pela política conhecida como "Encilhamento". Essa política - de 'protecionismo ao mercado' - foi um dos poucos fracassos que marcaram a vida de Rui Barbosa.

Clique aqui e leia a entrevista de Nassif ao Terra Magazine.

Um comentário:

  1. Sabe que eu sempre desconfiei disso? (gargalhando para não chorar).

    Abraço!

    Armando

    ResponderExcluir