Páginas

sábado, 21 de abril de 2007

Os rumos do governo Lula e do PT


Por Djair Galvão

A quarta parte da entrevista exclusiva do deputado petista Rui Falcão ao blog. Agora ele responde a duas questões: uma sobre o governo Lula e outra sobre o futuro próximo do Partido dos Trabalhadores, que no final de agosto realizará o seu III Congresso Nacional. Ele defende a sucessão de Lula "com candidato do PT" ou com alguém do campo progressista e diz que o PT deve ser "mais arejado" politicamente. Acompanhe:

BLOG – O rumo do governo Lula está correto ou será preciso mudar?

RUI – Ele está no rumo certo, e eu gostaria que avançasse num ritmo um pouco mais veloz, mas o presidente Lula deve ter noção de qual é o melhor ritmo. Temos que garantir uma sucessão dele no campo progressista, de preferência com um candidato do PT, tendo a coligação respaldando, mas um sucessor que permita dar continuidade ao programa de mudanças que ele iniciou em 2002 e vem dando continuidade no segundo mandato.

BLOG – Uma pergunta sobre o PT, que tem seu Congresso Nacional marcado para agosto próximo: como o senhor imagina que ficará o PT depois do Congresso?

RUI – Eu acho que o PT precisa retomar vários dos seus valores fundadores, o que não significa o chamado 'retorno às origens' porque o mundo mudou, o PT mudou, mas eu digo aqueles valores da solidariedade, da disputa política, de um projeto estratégico de uma nova sociedade socialista. E acho que precisava ter uma renovação não para punir quem quer que seja, mas para arejar mais, para ter novos quadros assumindo a direção do partido, o que não significa que os atuais não possam ser reconduzidos. Lamento que haja propostas em curso de jogar o Processo de Eleição Direta (PED) posterior ao Congresso para 2009. Acho que esse processo de renovação deve ocorrer entre o final deste ano e o início do ano que vem até para que a gente entre mais fortalecido, com idéias claras e majoritárias para definir a tática eleitoral de 2008, que tem eleição de prefeitos e vereadores, que são prévias da eleição de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário