Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2007

A Artesp e a Desculpobras tucana

Matéria do caderno Dinheiro, da Folha de S. Paulo de hoje (19), informa o crescimento da receita dos municípios paulistas que são cortados por rodovias pedagiadas. Não é o caso de se discutir, necessariamente, se os dados são verdadeiros ou não - mesmo com o histórico dos tucanos de 'maquiar' números. Segundo a Folha, os dados fazem parte de um levantamento feito pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), e apontam um crescimento da receita desses municípios com a arrecadação de ISS da ordem de 140% desde 2001.

O que se discute aqui está exatamente no 'rodapé' da matéria: "Esse foi um dos fatores alegados para a prorrogação dos contratos das empresas por até 104 meses, conforme revelou a Folha em janeiro". Os contratos foram renovados para que as concessionárias tenham seu 'capitalismo sem riscos' garantido por quase uma década a mais.

É aí que entra a Desculpobras Tucana, a já famosa Agência Tucana de Desculpas: eles usam dados tentar justificar o injustificável, que foi alastrar os pedágios em todo o Estado, encarecendo o transporte, a industrialização e o comércio em todo o Estado.

Outra coisa é que essa "transferência de renda forçada" foi feita do bolso dos contribuintes para grupos de concessionárias, mesmo que parte dos recursos retirados do bolso dos usuários volte para os municípios. O que conta é a verdadeira 'extorsão' representada pela multiplicação dos pedágios, que sufoca as economias de diversas cidades, bem como o alto custo das tarifas - que retira recursos dos contribuintes.

Traduzindo: eles sufocam o bolso dos contribuintes, depois danam-se a fazer contas e a arrotar números que tentam justificar essa 'derrama' oriunda dos pedágios. É a Desculpobras mais uma vez em ação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário