Páginas

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

A sessão de hoje na Câmara

Para aqueles que não estão familiarizados com a dinâmica do trabalho legislativo, aqui vai um rápido resumo. A sessão ordinária é dividida em quatro fases:

a) Pequeno Expediente - com 45 minutos de duração; na ordem alfabética, cada vereador tem direito de falar durante 5 minutos sem ser aparteado;

b) Grande Expediente - também por ordem alfabética, 4 vereadores têm direito à palavra por 15 minutos cada um, podendo ser aparteados. É nesta fase que ocorrem os debates em plenário;

c) Prologamento do Expediente - quando são lidos todos os projetos protocolados, moções, requerimentos, entre outros;

d) Ordem do Dia - nesta fase são apreciados os vetos e os projetos de lei pautados para a sessão.

Na tarde de hoje (7) tivemos apenas o Pequeno Expediente. Os vereadores governistas não estavam presentes, ou melhor, apenas dois participaram da sessão. A oposição tentou, de todas as formas, pautar a derrubada de um veto parcial do prefeito, que ao analisar o substitutivo aprovado pela Câmara Municipal concedendo um abono salarial para os profissionais da educação, impediu através do veto que o abono fosse estendido aos profissionais readaptados e aos inativos que compõem o quadro de funcionários da educação na cidade de SP.

Nós da oposição queriamos a derrubada do veto hoje. Os vereadores da base governista não apareceram para defender os interesses do governo. Utilizaram de manobras regimentais para derubar a sessão, impedindo que os trabalhos prosseguissem, talvez porque os professores interessados estavam presentes nas galerias. Nesse caso, os situacionistas optaram por se ausentar.

2 comentários:

  1. Deise Aparecida Sales7 de dezembro de 2006 às 21:24

    È realmente lamentável que a PMSP venha seguindo os passos do ESTADO,desvalorizando e "massacrando"os profissionais da educação.Como se não bastasse a defasagem salarial que sofremos há anos,nos concedem um abono,que não se incorpora nos salários e que deixa de fora ,aqueles que já serviram esse município e que ,por conta de seus esforços,se readaptaram e estão fora da sala de aula.Espero que seja feita justiça,aumento real de salário e a abranência do direito á todos os profissionais.Conto com você,um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Elias Teles de Almeida7 de dezembro de 2006 às 23:08

    Quero parabenizar o vereador João Antonio por mais esta ferramenta democrática (Blog),que foi colocada a disposição da população de São Paulo, tratando de assuntos de interesse de todos e ao mesmo tempo prestando conta do trabalho diário da Câmara Municipal de São Paulo.
    Quanto ao descaso com os profissionais da educação não é de se estranhar, pois está é a marca do governo do PSDB e PFL.
    Mas contamos com seu esforço e dedicação para vencermos mais esta luta. Um forte abraço.
    Elias T. Almeida

    ResponderExcluir