Páginas

domingo, 10 de dezembro de 2006

A morte de Pinochet e o fantasma de uma era


Os serviços noticiosos do mundo inteiro contam os detalhes da morte do ex-ditador chileno Augusto Pinochet, ocorrida neste domingo. Politicamente, o acontecimento representa o fim de uma era - a dos fantasmas das ditaduras militares que tomaram conta do Cone Sul do continente americano a partir da década de 1960. A ditadura chilena foi inaugurada por Pinochet em setembro de 1973, com a derrubada do regime democrático e socialista de Salvador Allende.

O regime militar chileno sob a batuta de Pinochet assassinou mais de três mil opositores, sendo ainda acusado de torturar e prender outros milhares, entre os anos de 1973 e 1990. Em entrevista à Rádio Jovem Pan AM, o professor Demétrio Magnoli (da USP) disse que Pinochet "personificou o regime represssivo".

MUDANÇAS - O fim desse ciclo, com a morte do ex-ditador chileno, é marcado pelo crescimento dos regimes políticos identificados com a esquerda em toda a América Latina. As vitórias mais recentes foram as de Hugo Chávez (Venezuela), Rafael Correa (Equador) e Lula (Brasil).

A famigerada "doutrina da Segurança Nacional", que espelhou as ditaduras do passado, é um fantasma cada vez mais entregue à história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário