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domingo, 24 de dezembro de 2006

Fiquem atentos!

O prefeito Gilberto Kassab, cumprindo ordem de José Serra, está tentando constituir maioria na Câmara de Vereadores de São Paulo para votar o projeto que cria o pedágio nas Marginais.

A Câmara municipal ainda não entrou em recesso - haverá sessões na terça (26) e na quinta feira (28). Entre outras matérias pautadas, vai 'surgir' de última hora o projeto que cria o pedágio nas marginais. Não estou fazendo nenhuma profecia, conheço bem a dinâmica do Legislativo paulistano, e sei do esforço de Kassab para cumprir essa determinação de Serra.

RESUMO DO PROJETO

- Transfere ao Estado a responsabilidade de administração e manutenção das Marginais do Tietê e do Pinheiros.

- O Estado, através da Parceria Público Privada (PPP), fará as obras de reforma que julgar necessárias.

- Serão construídas 8 pistas, 4 de cada lado das Marginais.

- Em troca, a iniciativa privada, através de um contrato de concessão, poderá explorar a cobrança de pedágio por certo espaço de tempo a ser definido no contrato.

A justificativa do projeto - por parte dos seus autores - é de que as Marginais encontram-se saturadas, não comportam mais o volume de veículos circulando em toda a sua extensão e, como o Estado já decidiu pedagiar o Rodoanel, as Marginais sem pedágio funcionariam como uma rota de fuga, complicando ainda mais o já caótico trânsito deste viário.

Minhas divergências com o projeto:

- O Estado e a Prefeitura estão jogando nas costas do contribuinte o ônus de uma obra de eficácia duvidosa. A contrapartida à iniciativa privada virá da cobrança de pedágio (falam que o valor vai variar de R$ 0,50 para quem usar parcialmente a mais de R$ 5,00 para quem usar toda a extensão das marginais).

- A cobrança de pedágio não sevirá para resolver a saturação das Marginais, pois elas são passagem obrigatória para todo o tráfego pesado que deseja acessar as principais rodovias que ligam São Paulo a outras regiões do país. Somente com a construção de todo o Rodanel é que vamos desobstruir essa principal artéria viária que liga São Paulo a outros centros econômicos.

- Construção de 8 pistas, ocupando a escassa margem jardinada, tornará impermeável ainda mais aquela bacia, contribuindo para aumentar as enchentes, dificultando uma futura despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, com prejuízos ambientais irreparáveis.

Sou contra a propositura desta forma, tenho conciência de que algo precisa ser feito naquela região, mas precisamos debater mais o projeto.

A pressa é inimiga da perfeição.

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